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terça-feira, 9 de junho de 2015

A SAÚDE FINANCEIRA DO MEU NEGOCIO DE BELEZA

Olá Caros amigos, clientes e seguidores do tricosmetologia, hoje nosso papo e financeiro, vamos falar da saúde do seu negocio de beleza.
Devido ao meu ultimo curso na Eduk que abordava esse assunto, recebi varias perguntas dos internautas que assistiram o curso e algumas revistas do ramo, então resolvi compartilhar com vocês as respostas.
Espero que seja de grande valia para todos e que de alguma forma venha ajudar na resolução dos problemas ou na prevenção dos mesmos.


    

  • O que os proprietários de salões devem fazer para manter o seu salão de beleza, clínica de estética e/ou barbearia sempre no azul? Há alguma diferença entre pequenos, médios e grandes estabelecimentos?
R: Em primeiro lugar ter um Business Plan ( Plano de negocio)e deixar bem claro algumas perguntas? quem sou? o que faço? como faço? o que quero e para onde vou, a partir dai vc começa a dar corpo a empresa,segundo passo e tirar das perguntas respondidas a Missão, Visão e Valores, sem isso uma empresa pouco provável chegará uma patamar desejado, pois chega um determinado momento que a mesma fica estagnada. triste qdo vemos uma empresa que pensa estar bem, e na verdade esta indo para um buraco negro sem fim, justamente por não criar uma base solida e infelizmente são poucas as empresas que se diferenciam, pois a diferença não esta no tamanho e sim na organização, conheço empresas belezas pequenas que ganham mais ou igual que uma grande quando o empresario vê o negocio dele como uma empresa.
  • Existe algum “passo a passo” para sempre estar com as contas em dia?
R: Sim, rever sempre o Plano de negócios, e uma boa estrategia para manter as contas em dia, e se for necessário mudar, criando novas estrategias dependendo das respostas do mercado, mas e muito importante que isso já esteja inserido no PN, se o PN for bem elaborado pensando sempre na F.O.F.A ( Fraquezas, oportunidades, forças,ameaças) para cada ação pouco provável suas contas sairão fora de controle e se sair isso tb deveria estar cogitado no PN e nesse caso apela se pelo FR( Fundo de reserva).
Uma estrutura para um bom plano de negocio é
  1. Resumo executivo
  2. Visão, Missão e Valores
  3. Descrição Geral da Empresa
  4. Analise Estratégicas
  5. Plano de Marketing e vendas
  6. Plano financeiro
  •  Para que não tenham nenhum problema nesse sentido, quais ações devem ser colocadas em prática desde a abertura do estabelecimento?
  1.  Pesquisa de mercado
  2. Conhecimento da possível clientela
  3. Serviço mais consumido na concorrência
  4. Valores dos serviços da concorrência
  5. Facilidade de acesso ao estabelecimento
  6. Conforto oferecido que seja mais ou igual a concorrência
  • Quais os erros mais comuns e que devem ser evitados?


  1.  Não ter conhecimento no Ramo
  2. Abrir estabelecimento com um preço muito mais baixo que a concorrência, o valor deve ser igual ou 10% a mais o que deve diferenciar são os serviços e valores oferecido
  3. Não fazer pequisa de mercado, abrir um  empresa sem estrategias, logo não se manterá.
  4. Não ter capital de giro.

  •  Caso cometam esses erros, como superá-los?
R: Esses tipos de erros não são superáveis, o que tem a se fazer e fechar a empresa e recomeçar la do começo, e dessa vez como mais consciência, porem se torna mais fácil para quem já é do ramo  e fez um  PN mau feito, ou não se atentou as regras por estar muito confiável, pois anda existe o bem maior que são as clientes, acabam te seguindo e apoiando ate nas horas mais difíceis, mas lembrem se para que isso aconteça sua ferramenta chamada atendimento de quem ser de excelência.

  • Quais ferramentas (aplicativos, softwares, contratação de pessoa especializada, etc) podem ser utilizadas para que os gestores obtenham êxito e consigam manter as contas em dia?
R: Hoje já existem vários recursos que podem ajudar os gestores a terem sucesso, o que precisa ficar entendido que o gestor não pode e não deve ser o executor ele não ira fazer bem nenhum e nem o outro, caso o gestor seja o executor, o mesmo deve contratar alguém para fazer gestão do seu negocio ou assumir a gestão por inteiro e contratar alguém para execução.

  • Ao menor sinal de dificuldade com as finanças, a quem os empresários podem/devem recorrer? Independentemente do caso, qual será sempre a primeira e melhor solução?
R: Levando em consideração que o PN foi mau planejado e que não existe um CG( capital de giro) e que o gestor não tenha conhecimento profundo em administração, o que deve ser fazer nesse momento e dispensar mãos de obras, comprar somente o que for necessário, e quando a empresa começar a melhorar contratar um ADM.

  • Qual a importância de ser ou ter alguém especializado trabalhando nessa parte do salão?
R: Não existe saúde financeira sem uma boa ADM, portanto e imprescindível ser ou ter alguém focado somente nessa área dentro de um salão.

  • Você acredita que falta informação sobre esse assunto? O que deveria ser feito para conscientizar e ensinar as pessoas sobre gestão?
R: infelizmente os profissionais da área não pensam nesse assunto, não porque não querem, mas não é perfil de um artista mexer com números, o glamour nesse caso esta em primeiro lugar, acredito que a necessidade trará a conscientização, caso contrario só as empresas atentas se manterão, pois a tendencia e que existam somente dois tamanhos de empresa a grande e a pequena ou seja os grande salões e os pequenos estúdios de beleza com apenas um cabeleireiro e uma designer de unhas ou a desagregação dos setores, como já anda acontecendo no caso das manicures. 

Minha Visão:

Além de passar informação em números, o Plano de Negócios reflete a personalidade e o espírito da sua empresa. Nesse sentido, o apelo é o de chamar a atenção e o interesse de quem poderá ajudá-lo. Portanto, o grau de credibilidade que você transmita nas informações contidas no Plano de Negócios e na sua estrutura, permitirão uma boa percepção do seu negócio por parte do cliente. A credibilidade está relacionada com a coerência dos dados apresentados. Não é suficiente apresentar números que muitas vezes podem distorcer uma realidade. Muitos especialistas em finanças acreditam que as projeções financeiras embora sejam honestas, não representam um quadro completo da realidade. É fundamental incluir no Plano de Negócios informações-chave relacionadas com as características do mercado, descrição do produto ou serviço, estratégia de marketing a ser adotada, planos de vendas, promoção e o quadro gerencial responsável pelo uso e alocação dos recursos.

Meu nome e Wagner Santos e minha meta e levar conhecimento para gerar crescimento

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