Olá Caros amigos, clientes e seguidores do tricosmetologia, hoje nosso papo e financeiro, vamos falar da saúde do seu negocio de beleza.
Devido ao meu ultimo curso na Eduk que abordava esse assunto, recebi varias perguntas dos internautas que assistiram o curso e algumas revistas do ramo, então resolvi compartilhar com vocês as respostas.
Espero que seja de grande valia para todos e que de alguma forma venha ajudar na resolução dos problemas ou na prevenção dos mesmos.
- O que os proprietários de salões devem fazer para manter o seu salão de beleza, clínica de estética e/ou barbearia sempre no azul? Há alguma diferença entre pequenos, médios e grandes estabelecimentos?
- Existe algum “passo a passo” para sempre estar com as contas em dia?
Uma estrutura para um bom plano de negocio é
- Resumo executivo
- Visão, Missão e Valores
- Descrição Geral da Empresa
- Analise Estratégicas
- Plano de Marketing e vendas
- Plano financeiro
- Para que não tenham nenhum problema nesse sentido, quais ações devem ser colocadas em prática desde a abertura do estabelecimento?
- Pesquisa de mercado
- Conhecimento da possível clientela
- Serviço mais consumido na concorrência
- Valores dos serviços da concorrência
- Facilidade de acesso ao estabelecimento
- Conforto oferecido que seja mais ou igual a concorrência
- Quais os erros mais comuns e que devem ser evitados?
- Não ter conhecimento no Ramo
- Abrir estabelecimento com um preço muito mais baixo que a concorrência, o valor deve ser igual ou 10% a mais o que deve diferenciar são os serviços e valores oferecido
- Não fazer pequisa de mercado, abrir um empresa sem estrategias, logo não se manterá.
- Não ter capital de giro.
- Caso cometam esses erros, como superá-los?
- Quais ferramentas (aplicativos, softwares, contratação de pessoa especializada, etc) podem ser utilizadas para que os gestores obtenham êxito e consigam manter as contas em dia?
- Ao menor sinal de dificuldade com as finanças, a quem os empresários podem/devem recorrer? Independentemente do caso, qual será sempre a primeira e melhor solução?
- Qual a importância de ser ou ter alguém especializado trabalhando nessa parte do salão?
- Você acredita que falta informação sobre esse assunto? O que deveria ser feito para conscientizar e ensinar as pessoas sobre gestão?
Minha Visão:
Além de passar informação em números, o Plano de Negócios reflete a personalidade e o espírito da sua empresa. Nesse sentido, o apelo é o de chamar a atenção e o interesse de quem poderá ajudá-lo. Portanto, o grau de credibilidade que você transmita nas informações contidas no Plano de Negócios e na sua estrutura, permitirão uma boa percepção do seu negócio por parte do cliente. A credibilidade está relacionada com a coerência dos dados apresentados. Não é suficiente apresentar números que muitas vezes podem distorcer uma realidade. Muitos especialistas em finanças acreditam que as projeções financeiras embora sejam honestas, não representam um quadro completo da realidade. É fundamental incluir no Plano de Negócios informações-chave relacionadas com as características do mercado, descrição do produto ou serviço, estratégia de marketing a ser adotada, planos de vendas, promoção e o quadro gerencial responsável pelo uso e alocação dos recursos.
Meu nome e Wagner Santos e minha meta e levar conhecimento para gerar crescimento
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