O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nanotecnologia em cosméticos

O mercado de beleza não para de crescer, há sempre uma novidade e acompanhar as tendências é um desafio.
Quero compartilhar hoje com vocês uma das tecnologias mais aplicada nos Cosméticos, a nanotecnologia. O foco é a produção cosmética de produtos encapsulados para aplicações inovadoras e muito eficazes.
encapsulamento com diâmetro entre 100 e 500 nm. O nanômetro é a medida correspondente à bilionésima parte do metro ou a milionésima parte do milímetro. O prefixo “nano” vem do grego e significa “anão” e corresponde à bilionésima parte de alguma grandeza.
Quando você encontrar um cosméticos com as expressões “nanossomas” ou “nanosferas” não se impressione com o preço. São produtos elaborados a partir da nanotecnologia e garantem resultados mais eficientes do que aqueles comuns.
“Nanotecnologia significa incorporar princípios ativos (vitamina C, antioxidantes e estimuladores de colágeno) em partículas muito pequenas, com o tamanho de nanômetros. Assim, eles passam através das barreiras da pele, penetram mais profundamente e têm a sua ação garantida”, Por atingir camadas mais profundas, os produtos com nanotecnologia potencializam a ação de hidratar, prevenir e proteger.
Mas vale a pena esclarecer que nem tudo que reluz e ouro, o que eu quero dizer e que tem muita gente aproveitando desse gancho para criar um marketing em cima dessa tão eficaz tecnologia, por exemplo a tal nano queratinização, plasticas de cabelos etc, a cima vocês podem ver o que chamamos de mandala da nanotecnologia, que nos mostra quais são os campos hoje que se aplica essa extraordinária tecnologia.
Como se faz um nanomolécula?

Existem duas tecnologias mais usadas para criar essas minúsculas estruturas:

1-  uma partícula é submetida a processos sucessivos para quebrar sua estrutura. um deles e a ultracentrifugação. desse modo as moléculas( combinação de átomos) se desprendem para formar partículas menores.

2- No processo conhecido por Bottom up, a nanoestrutura é montada em um laboratório a partir de partículas menores. Os cientistas as agrupam por meio de alterações na temperatura na pressão o no movimento das moléculas.
Abaixo um filme, para que vocês possam entender melhor esse processo.





Meu nome e Wagner Santos
Minha meta e levar conhecimento para seu crescimento

Um beijo no coração.



3 comentários:

  1. Olá Wagner, parabéns pelo post! Segue link que explica sobre a nanotecnologia, comparando com a microtecnologia e picotecnologia.
    http://viciadaemcosmeticos.blogspot.com.br/2013/11/qual-o-tamanho-das-tecnologias-o-que-e.html

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Comecei a trabalhar com produtos que possuem nanotecnologia aplicada. Estou achando fantástico!. Se interessar alguém em conhecer, este é meu site:
    http://www.daimer-brasil.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Comecei a trabalhar com produtos que possuem nanotecnologia aplicada. Estou achando fantástico!. Se interessar alguém em conhecer, este é meu site:
    http://www.daimer-brasil.com

    ResponderExcluir