O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cutículas Capilares como defini-las

Muitas pessoas me perguntam, o que define a espessura do fio, é o córtex ou a cutícula?
E a resposta correta e a cutícula, e para que entendamos um pouco mais desse assunto, vamos conhecer profundamente essas células queratinizadas chamada cutícula ou células cuticulares.

Ate o poder de amplificação de um microscópio de luz, é suficiente para mostrar que o cabelo humano, assim como os pelos dos mamíferos, tem superfície escamadas. 
A seqüência de camadas e quase sempre as mesmas em todos os homens, porem, difere bastante entre os humanos e animais, bem como entre espécies animais, em particular com respeitos a forma de suas bordas e a largura das suas diferentes camadas, diferenças nas quais são usadas em medicina legal para para identificar o cabelo animal.
Nos cabelos grossos que crescem em ritmo relativamente lento,tais como os cabelos da cabeça e da barba, as bordas das escamas das cutículas são arredondadas, mais ou menos paralelas ao redor da fibra.por outro lado, o pelo de animais de inverno ou as fibras finas de lã  que crescem muito rápido,tem as escamas da cutícula em forma de mosaico, com as bordas bastante separadas.
As cutículas são formadas durante o crescimento do cabelo, enquanto vão migrando rumo ao exterior, os tricócitos vão produzindo células planas de cutículas, que se sobrepõem como telhas ate formar de seis a dez camadas de células que envolvem completamente o Fio.
Quanto mais grosso o cabelo mais visíveis são suas capas de cutícula e quanto mais fino menos visível portando entendesse que quem defina a espessura do fio e a cutícula, embora a cutícula represente apenas 13,5% de todo o volume do fio de cabelo, esta fina capa de célula forma um escudo protetor bastante resistente que protege a parte fibrilar do cabelo de danos exteriores, como por exemplo: absorver os raios ultravioletas do sol.
cada célula de cutícula possui proteínas com grande quantidades de enxofre.
Por baixo dessa fina camada conhecida como camada-A, outras proteínas também ricas em enxofre se condensam para formar a EXOCUTICULA,outra já mais próximo do centro da haste do cabelo, estas baixas em enxofre, que são chamadas de ENDOCUTICULA e ainda uma 4 camada formada por bolhas, totalmente com baixa resistência mecânica, deformável e maior hidrofilicidade( capacidade de retenção de água).
(Bibliografia: Livro de tricologia Wella Professionals)
E errado dizer que as cutículas abrem, elas se dilatam, muitas vezes em processos químicos,cabelos porosos também tem suas cutículas dilatas, e por esse motivo quando lavamos os cabelos danificados facilmente embaraçam.
As cutículas são transparentes, refletem a cor do pigmento que esta nas fibras do córtex.
Por esses motivos que e muito importante o uso de protetores, em forma de leave-ins, que formam um barreira protetora contra as agressões externa, e se você faz muita escova prefira os protetores térmicos e no dia da química jamais deixe de fazer um tratamento logo apos, isso manterá sua cutícula sempre compacta e seus cabelos saudáveis.


Meu nome e Wagner Santos
 Minha meta e levar conhecimento para seu crescimento
Um beijo no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário