O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Definição de Proteina

Proteínas são muito mais complexas em estrutura que carboidratos ou lipídios e estão envolvidas em numerosas atividades fisiológicas. As proteínas são grandemente responsáveis pela estrutura das células do corpo. Aalgumas proteínas, na forma de enzimas, funcionam como catalisadores para acelerar certas reações químicas. Outras proteínas assumem um papel importante na contração muscular. Os anticorpos são proteínas que defendem o corpo contra micróbios invasores. Alguns tipos de hormônios são proteínas.
Quimicamente, as proteínas sempre contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e, algumas vezes, enxofre. Os aminoácidos são as estruturas fundamentais das proteínas. Cada aminoácido consiste de um grupo amino (-NH2) básico (alcalino), um grupo carboxí1lico ( -COOH) ácido e uma cadeia lateral (grupo R) que é diferente para cada um dos 21 diferentes aminoácidos, figura abaixo.
Os aminoácidos e a formação de ligações petídicas. (a) Conforme seu nome, os aminoácidos possuem um grupo amino e um grupo carboxila (ácido).
A cadeia lateral (grupo R) é diferente em cada aminoácido. (b) Quando dois ou mais aminoácidos são unidos quimicamente, a ligação covalente resultante entre eles é chamada de ligação petídica. No diagrama a cima, os aminoácidos glicina e alanina unem-se para formar o dipeptídeo glicilalanina.
Os aminoácidos são as estruturas fundamentais das proteínas
Na formação das proteínas, os aminoácidos combinam-se para formar moléculas mais complexas; as ligações covalentes formadas entre aminoácidos são chamadas de ligações petídicas (Figura acima (b)).
Quando dois aminoácidos combinam-se, forma-se um dipeptídeo (Figura 2 acima (b)).
Adicionando-se outro aminoácido a um dipeptídeo, produz-se um tripetídeo. Outras adições de aminoácidos resultam na formação de peptídeos (4-10 aminoácidos) ou polipeptídeos (10-2.000 ou mais aminoácidos). Todos têm a mesma composição básica, mas cada um também tem átomos adicionais arranjados de maneira específica. Já que cada variação no número ou na seqiiência de aminoácidos produz uma proteína diferente, uma grande variedade de proteínas é possível. A situação é semelhante à utilização de um alfabeto de 20 letras para formar palavras. Cada letra seria equivalente a um aminoácido, e cada palavra seria uma proteína diferente.
Se uma proteína encontra um ambiente hostil, no qual a temperatura, o pH ou a concentração de eletrólitos esteja alterado, ela pode desenrolar-se e perder sua forma característica. Este processo chama-se desnaturação. As proteínas desnaturadas não são funcionais. Um exemplo comum de desnaturação é visto na fritura de um ovo. No ovo cru, a proteína (albumina) é solúvel e a clara é um fluido transparente e viscoso. Quando é aplicado calor ao ovo, a proteína altera sua forma, toma-se insolúvel e adquire uma cor branca.
Os cabelos, unhas, pele humanas, bem como chifres, penas de animais são formados pela proteína queratina composto por 19 aminoácidos  formando uma cadeia polipepitidica, dando origem a uma menor fibra chamada de Alfa Hélice, 2 a 3 alfa hélice formam um protofibrila, 5 proto formam uma micro e 5 micro formam uma macrofibrila, chamadas também de celulas corticais, 200 celulas corticais formam então o córtex, e é justamente essa forma helicoidal que diferencia a fibra capilar de outras fibras.

Meu nome e Wagner Santos
 e minha meta e seu crescimento

                       Um beijo no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário