O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

sábado, 2 de março de 2013

Cosmetologia Capilar a saúde dos cabelos e da pele através dos cosméticos

Como já mencionado em outras publicações, os cabelos  necessitam de reposição de proteínas, minerais e a pele também de elastina e colágeno.
 Para cada tipo de diagnóstico existe um tratamento especifico.
Ex: cabelos alisados, relaxados perdem alem de proteínas e umidade natural, também perdem lipídios, gordura que encontramos entre os feixes de fibra que formam o córtex,  também ajuda manter e elasticidade do fio evitando o rompimento( quebra).
cabelos que foram processados com esse tipo de cosmético devem usar tanto quanto no tratamento, como na manutenção produtos que tenha em sua formulação uma quantidade maior de lipídios,glicerídeos, ceras, esteróides e carotenóides muitas vezes  representados pelo silicones ,ou  pelos óleos minerais e outras substâncias denominadas emolientes.
Cabelos coloridos necessitam de umidade evitando a desitratação do fio, assim mantendo as cutículas fechadas fazendo com que o cabelo não perca as moléculas de cor( pigmentos) depositados. É claro que cuidados especiais também fazem parte de uma bula qualitativa para cosméticos que tem a função de cuidar de cabelos coloridos. Ex: mica( aumenta o brilho), as benzofenonas que possui nomes comerciais de Avobenzona, neo Heliopan(protegem o fio sobre as irradiações UVB, com absorção relativamente baixa em UVA),

E por fim a alopecia androgenética(hereditária), também conhecida como calvice, mais comum e homens.
 Ela inicia geralmente com o afinamento, encurtamento, rarefação e despigmentação gradativa dos cabelos nas regiões fronto-temporais da cabeça, aumentando com o tempo e evoluindo para a atrofia e morte dos folículos capilares, mas preservando sempre as áreas laterais e posteriores já que são imunes à ação do DHT, hoje em dia também muito presente nas mulheres, a diferença e que as mulheres não chegam a ficar totalmente calva, como mostra as figuras ao lado.
Nesses casos os cosméticos servem de paliativos, e dependendo do diagnóstico deve ser acompanhado por dermatologistas tricólogos.
Ainda não a cura para a Calvice( alopecia androgenetica), porem diagnosticado com atencedencia, e possível retardar.
Algumas substância ajudam com que os cosméticos indicados para esse diagnóstico auxilieem na queda ou como prevençãoo.
EX:  cafeina, arnica e o mentol( vasos dilatadores que ajudem na irrigação saguinea), A Biotina Funciona no metabolismo das proteínas.
E como cuidados especiais pode encontrar acido láurico, um  fortalecedor que ajuda no aporte de proteínas na papila dérmica evitando o afinamento dos fios.

                                                               meu nome é Wagner Santos
                                                              e Minha Meta e seu crescimento.

                                                                                              Um beijo no coração.


3 comentários:

  1. Olá Wagner meu nome é Luciana, gostaria de uma indicação sua de livros sobre cosmetologia, voltado mais para cabelo, pois sou cabeleireira e adoro estudar sobre isso. Lucianacsanches@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Wagner meu nome é Luciana, gostaria de uma indicação sua de livros sobre cosmetologia, voltado mais para cabelo, pois sou cabeleireira e adoro estudar sobre isso. Lucianacsanches@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post,parabens quero outros. .em breve

    ResponderExcluir