O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

sábado, 4 de julho de 2015

BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS DAS PIMENTAS (CAPSICUM) NA ESTÉTICA E COSMÉTICA

Ola amigos e leitores, quando pensamos que não ha mais nada a se inventar pesquisadores vivem nos trazendo novidades, como por exemplo a pesquisa a baixo que nos mostra a possibilidade de termos no futuro termos cosméticos a base de pimenta como substancia ativa, e por que não já que sabemos que a utilização de plantas para o tratamento de doenças que acometem os seres humanos é uma pratica milenar e que ainda hoje aparece como o principal recurso terapêutico de muitas comunidades e grupos éticos.
 Há séculos a pimenta é utilizada na culinária como tempero. Nos últimos anos a pimenta vem 
sendo muito utilizada na farmacologia e cada vez mais na cosmetologia.  

Desenvolvimento 

  A presença de propriedades fitoterápicas, aliada à abundância e alto valor mercadológico da pimenta, valorizam as espécies nativas e impulsionam estudos mais aprofundados e direcionados acerca dos aspectos biológicos da planta, necessários para sua aplicação em cosméticos e produtos farmacêuticos.  
O gênero Capsicum apresenta grande variação morfológica, com frutos de tamanhos, formatos, cores e pungencias variadas característica exclusiva do gênero Capsicum, sendo atribuída a uma amida chamada capsaicina. A coloração do fruto maduro é geralmente vermelha, podendo variar desde amarelo-leitoso ao roxo ou preto. O formato varia com as espécies, existindo frutos alongados, 
arredondados, triangulares, cônicos, quadrados, campanulados. Por determinadas características, são separadas e classificados vulgarmente de pimentas e pimentões (CARVALHO; BIACHETTI, 2004) As pimentas e pimentões são espécies autógamas, possuem órgão reprodutor feminino e masculino em uma mesma flor, significa que na natureza não há troca de genes entre indivíduos tanto da mesma espécie ou entre espécies do gênero Capsicum. ( REIFCHNEIDER, 2000).  
O gênero Capsicum é rico em vitamina C, complexo B, vitamina A, vitamina E, β-caroteno, β-criptoxantina, capsaicina, entre outros. As pimentas doces são usadas como corantes naturais, na forma de extratos concentrados (oleoresinas) e de extratos e óleos vegetais na estética e cosmética. Entretanto, uma planta de uso tradicional e tão rica metabolicamente deve ser estudada de forma mais aprofundada à fim de se identificar suas ações terapêuticas e possíveis ações adversas (irritação, ardor, dor, inflamação, lesões de natureza inflamatória, etc.), garantindo assim, um tratamento estético e cosmético seguro e eficaz, as pimentas, muito consumidas como tempero, têm sido bastante investigadas, e estudos mostram que as pimentas do gênero Capsicum possuem propriedades antioxidantes, revulsivante, rubefaciente e antimicrobiana, devido à presença de capsaicina e outros componentes ativos.  
A utilização de substâncias com capacidade antioxidante pode ser de grande relevância na prevenção e terapêutica de doenças relacionadas com o aumento do estresse oxidativo, uma vez que evidências têm sugerido o envolvimento do estresse oxidativo na fisiopatologia de várias doenças e envelhecimento cutâneo.  
Assim, torna-se de extrema importância o estudo aprofundado das reais atividades terapêuticas das Pimentas (Capsicum sp.) para utilização segura e eficaz em tratamentos estéticos e cosméticos. 
tais ativos derivados das pimentas já são usados em cremes para área dos olhos, celulite e redução da gordura abdominal, couro cabeludo ressecado e ate para os pés,garante assim minha mestra, engenheira química e dermatologista Sonia Corazza.
Um dos cosméticos que já usam a pimenta como uma das substancias ativas e Dr Jones,no seu gel redutor de volumes para os abdomes masculinos, pois estimula a circulação periférica, melhorando a flacidez e na definição do abdômen, e claro que com auxilio de uma boa alimentação e exercícios físicos, quer moleza senta na gelatina, kkkkkk

  
Dicas aprovadas dicas dadas,


Meu nome é Wagner Santos e minha meta e levar conhecimento para seu crescimento.


 Beijos......., no coração.









REFERENCIAS 

FERREIRA, A. O. Manipulando Formulações Tópicas Com Capsaicina.(http://www.ortofarma.com.br/INTRANET/Web%20Forms/arquivos/Artigos%20t%C3%A9cnicos/2008/Capsaicina%20manipula%C3%A7%C3%A3o.pdf), 
acesso em: 20/10/2010.  
COSTA, L. M. Avaliação da Atividade Antioxidante e Antimicrobiana do Gênero Capsicum. Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Dissertação de Mestrado em Ciências Ambientais, 2007.  LUZ, F. J. F. Característica Morfológica e Molecular de Acessos de Pimenta (Capsicum chinense Jaqc.) Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Campus de Jaboticabal- UNESP. Tese de Doutorado, 2007.  
  BERTOLDI, M. C. Atividade Antioxidante in vitro da Fração Fenólica, das Oleorresinas do Óleo Essencial de Pimenta Rosa. Universidade Federal de Viçosa. Ciências e Tecnologia de Alimentos. Titulo de Magister Scientie, 2006.  
SILVA, D.J.F. et al. Determinação do Potencial Antioxidante do Extrato Filtrado de Capsicum baccatum (pimenta dede-de-moça) através do método DPPH. PUCRS. Biociências. X Salão de Iniciação Cientifica, 2009. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário