O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Conhecendo o Cabelo

"Para que possamos começar a conhecer melhor o que devemos usar em nossos cabelos e pele, precisamos conhecer uma pouco mais de ambos.
O cabelo é o nome dado aos fios delgados cônicos, sendo um anexo da pele( Epiderme), que são mais ou menos elásticos que cobrem a maioria dos mamíferos.
Protegendo-os contra agua, frio e lesões.
O fio de cabelo possui uma raiz que se adere firmemente na epiderme e os nutrientes para sua sobrevivência, são ministrados através de canais infinitivamente pequenos.
Podemos observar através de microscópios que o fio de cabelo é composto de três partes destintas: A capa Exterior( cutícula); o Tubo interno( córtex) e bem no centro a medula"
O cabelo e composto de proteínas, chamada queratina formada por:
aproximadamente 45% de carbono, 7% de Hidrogênio, 28% de Oxigênio, 15% de nitrogênio, 5%  enxofre 1% de fosforo, no qual denominamos de C.H.O.N.P.S.
Esses elementos se unem dando lugar a moléculas de aminoácidos( NH3-COOH), que se ligam entre si criando cadeias na qual formam a proteína queratina.
Hoje acredita-se que 21 aminoácidos são necessários para formar a queratina, que se divide em amorfas e helicoidais.
As amorfas são proteínas que não tem uma forma definida ex: Medula, e as hilicoidas tem uma forma de mola, como mostra a figura ao lado diferenciando a fibra capilar de outras fibras.
A cistina que é um dos aminoácido encontra na formação da queratina, faz com que o fio de cabelo não se dissolva na agua, dando também a  sua forma.
A água tem uma grande importância para qualidade e comportamento do cabelo.
Mas esse assunto vou deixar para a próxima postagem.


Meu nome e Wagner Santos 
                                         Minha meta e seu crescimento.

                                                                                                       Um beijo no coração.

                                                                                        

5 comentários: