O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A importância da água nos cabelos

70% do nosso corpo e composto de água, de 12 a 15% esta em nosso cabelo, com a capacidade de armazenamento em % do seu próprio peso, portanto a água faz parte de nosso sobrevivência e saúde da pele e do cabelo.
No cabelo a água e de grande importância para a qualidade e comportamento do mesmo.
O cabelo pode ser considerado " Hodrofíloco" , pois contem varias cavidades entre as cutículas onde as moléculas de água se alojam.
O cabelo não absorve água como pensam alguns e sim adsorve, por isso a capacidade de ganhar e perder água, a fibras do cabelo atraem as moléculas de água que se encontram no ar para manter um equilíbrio com a umidade ao redor, estas fibras são chamadas " Higroscópica".
Ate mesmo um capelo cuja aparência e extremamente seca contem pelo menos uma umidade residual de uns 15% de seu peso. Esta porcentagem é considerada o mínimo de umidade normal de um cabelo que não tenha sido cosmeticamente alterado.
Quase todas as propriedades do cabelo são determinadas pelo seu comportamento higroscópico( nível de adsorcão de água), incluindo a aparência, a maleabilidade e a capacidade de manter o estilo que tem.
Dependendo da umidade relativa do ar o cabelo pode aumentar o seu diâmetro em ate 16%.
Exemplos: quando enrolamos o cabelo com bobs e depois o secamos, ele se contrai e assume a forma do bobs, isso porque o fio molhado aumentou o seu diâmetro com a umidade, desligando as pontes hidrogênicas nele existente, e quando secamos, religamos essa pontes havendo uma contração do seu diâmetro normal assumindo a forma a que foi submetido.
Sabemos que o cabelo seco é mais resistente ao calor e não é afetado por temperaturas de mais de 200ºc, já o cabelo molhado sofre danos quando exposto a temperaturas de 140ºc.
E muito importante que saibamos que o cabelo e um proteção para pele do couro cabeludo, devido a isso necessita de muitos cuidados, afim de evitar vários tipos doenças, como por exemplo o câncer de pele.
Cabelos que passam por processos químicos, na maioria das vezes estão desprotegidos, devido a não devolução da matérias natural dele perdida.
Para que possamos ter um cabelo com um processo químico e saudável, e muito importante que após a qualquer processo deletério devolvemos aos cabelos tudo que ele perdeu, através de tratamento especifico para cada tipo de tratamento químico.
Saibam também que os cosmético não devolvem a água para o cabelo e sim a mantém, evitando o ressecaremos e a desidratação do mesmo.
Duas substancias muito importante em cosméticos que prometem o não ressecamento da fibra são: a glicerina( molécula que atrai a água) e o de D pantenol também conhecido como pro vitamina b5( ajuda o cabelo na restauração da umidade natural).

Alimente-se de dois litros de água diário, isso também lhe ajudara na saúde de  sua pele e cabelo.










Meu nome e Wagner Santos
E Minha meta e seu crescimento.

Um beijo no coração.








2 comentários:

  1. Boa noite estou desesperado meu cabelo é ondulado mais pro liso fiz uma selagem a 1 ano atrás .Minha franja tá muito resecada nem parece meu cabelo está parecendo um cabelo crespo e quebrando na parte da frente .me ajudem não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  2. Boa noite estou desesperado meu cabelo é ondulado mais pro liso fiz uma selagem a 1 ano atrás .Minha franja tá muito resecada nem parece meu cabelo está parecendo um cabelo crespo e quebrando na parte da frente .me ajudem não sei o que fazer

    ResponderExcluir