O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

domingo, 2 de outubro de 2016

COSMÉTICOS NATURAIS E SUAS SUBSTÂNCIAS ATIVAS


Olá!!! Meus caros leitores, e amigos do tricosmetologia Capilar, quero agradecer a todos que viram e comentaram a materia que postei sobre as verdades e mentiras dos cosmeticos naturais, seguindo a mesma ideia de ajuda-los a identificar o melhor produto segue a baixo as substancias ativas que podem ter nos cosméticos naturais e qual a finalidade de cada um.
espero que seja de grande valia para todos, e que sigamos buscando sempre o melhor para os cabelos e para o meio ambiente.



Adjuvante(Conservantes, corretores pH, antioxidantes, quelantes e corantes)
Ácido benzóico: é um composto aromático que ocorre naturalmente em bálsamos e resinas vegetais. É usado como conservante de alimentos, porém sua ação se dá, principalmente, contra fungos. 

Ácido cítrico: presente em muitos vegetais, comercialmente pode ser obtido a partir de processos fermentativos de carboidratos. Em cosmético é muito utilizado como adjuvante em formulações com as funções de ajuste de pH e antioxidante. 

Ácido dehidroacético: O ácido dehidroacético tem sido aceito pelas certificadoras como conservante. Não é um conservante natural, mas é não aromático e não liberador de formaldeído. 

Ácido ferúlico: presente em pequenas quantidades num vasto número de plantas, este ácido pode ser empregado em cosméticos orgânicos como antioxidante e conservante.

 Ácido fítico: quelante obtido do farelo do trigo 

Ácido lático: é obtido por fermentação da lactose, sacarose, amido ou glicose. Em cosméticos é usado como adjuvante no ajuste de pH e ativo esfoliante. Quando neutralizado forma lactato que tem propriedade hidratante. 

Ácido sórbico: encontra naturalmente em algumas frutas, é usado, freqüentemente, em industria de alimentos como conservante. Na indústria cosmética tem a mesma aplicação. 

Álcool benzílico: o álcool benzílico, é um álcool aromático que pode ser encontrado como componentes de óleos essenciais. É biodegradável e parece não acumular na natureza. 

Alfa-tocoferol (Vitamina E): Anti-oxidante natural obtido de óleos vegetais comestíveis como soja e girassol, através de destilação molecular, seja centrifuga ou por gravidade, que separa  moléculas complexas, vitaminas de recursos naturais. 

Benzoato de sódio ou Benzoato de potássio: são sais sódicos ou potássicos do ácido benzóico. Os benzoatos podem ser encontrados naturalmente em frutos, cogumelos, canela e outros vegetais. Para propósito comercial são produzidos a partir de síntese química. Estas substâncias são empregadas em alimentos e cosméticos como preservante microbiológico. 

Corantes naturais: norbixina, curcumina, luteína, caroteno, clorofila, antocianina, betanina são compostos químicos naturais derivados, respectivamente, urucum, curcuma, girassol, vegetais verdes, uva e beterraba que conferem cor. São empregados com freqüência em produtos alimentícios. 

Dióxido de titânio: composto inorgânico extraído na forma de mineral rutilo, anatase ou obtido sinteticamente. Em cosmético é usado como filtro solar, opacificante e cobertura. 

Farnesol: é um composto orgânico que é um álcool acíclico sesquiterpeno encontrado sob a forma de um líquido incolor. É insolúvel na água, mas mistura-se com óleos. Farnesol é o derivado do Farnesol Pirofosfato (FPP). É o elemento básico da maioria dos (talvez de todos os) sesquiterpenóides acíclicos e é um importante composto para iniciar a síntese orgânica. Está presente em muitos óleos essenciais tais como citronela, néroli, ciclâmen, capim limão, tuberosa, rosa, almíscar, bálsamo e tolu. É usado na perfumaria para acentuar os odores dos perfumes florais doces. Seu método de realçar o aroma do perfume é como um co-solvente que regula a volatilidade dos odoríferos. É especialmente usado em perfumes da flor lilás.

Hidróxido de sódio ou Hidróxido de potássio: usado na fabricação de sabões e como alcali para correção de pH. 

Lonicera caprifolium/ Lonicera japonica: conservante natural de amplo espectro de ação.

 Óleo de alecrim: óleo essencial de alecrim com ação antioxidante e conservante. Outros óleos essenciais também têm ação conservante e antioxidante. 

Oleuropeina: antioxidante extraído das folhas de oliva. Pode, também, auxiliar a preservação microbiológica dos produtos. 

Sorbato de potássio: derivado do ácido sórbico é usado, freqüentemente, em indústria de alimentos como conservante. Na indústria cosmética tem a mesma aplicação. Talco: é um mineral formado por um silicato hidratado de magnésio, extraído de reservas naturais. Em cosméticos é usado como opacificante, cobertura e veículos para formulações em pó.



 Meu nome e Wagner Santos e  minha meta e levar conhecimento pra seu crescimento.

 beijos no Coração



.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário