O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

quarta-feira, 5 de junho de 2013

NEUROCOSMÉTICOS O QUE SÃO?



A industria cosmeceutica, vem crescendo a cada dia, principalmente em alguns seguimentos, como uma das categorias de cosméticos chamada de neurocosméticos que tem como função agir no SNC( sistema nervoso central).
Alguns dermatologista e especialistas da área vem estudando a eficácia desses produtos, com ingredientes que atuam direto nos neurotransmissores podendo desencadear as sensações mais diversas, como melhorar o humor e a qualidade do sono.
Há fortes indícios de que esse tipo de produtos age ainda sobre o estresse. A neurocosmética se baseia no fato da pele ter receptores para neurotransmissores. Isto quer dizer que substancias químicas que normalmente servem para agir no sistema nervoso, transmitindo impulsos e sensações (endorfinas, por exemplo, que são moléculas geradoras de prazer e bem estar produzidas pelo cérebro em algumas ocasiões como quando comemos chocolate, fazemos exercício ou sexo), podem ser captadas e agir também na pele.
E é daí que vem, segundo a dermatologista Lígia Kogos, a inegável ligação, que na prática, já se sabia haver entre a pele e o sistema nervoso, com estados como estresse, tristeza e felicidade, interferindo no estado cutâneo. (neuro,imune, endocreno,cutâneo), "As endorfinas de nosso organismo estão em conexão com nossos momentos felizes, dando sensação de euforia, felicidade, ânimo, resistência à dor, calma, aumento da imunidade. São secretadas inclusive por exercícios físicos e luz do sol".
 "O sistema nervoso e a pele tem a mesma origem embrionária e encontraram receptores para endorfinas também em duas das camadas da pele. Isso explica a grande relação entre pele e estresse, por exemplo, por meio de seborreia, acne, coceira", completa o também dermatologista Mauro Nemirovsky de Siqueira.
Certas plantas contêm substâncias de ação semelhante às endorfinas humanas, sendo também captadas pelos receptores da pele. As "fitoendorfinas" promoveriam revitalização e rejuvenescimento da pele, reduzindo estados de irritação, inflamação e desgaste. ‘"Os produtos são derivados vegetais - pequenas cadeias de peptídeos muito parecidos com as endorfinas, mas sem relação com hormônios anabolizantes, feminilizantes, de tireóide ou de crescimento!" "Elas combatem o desgaste e previnem, ainda que parcialmente, a neurodegeneração que ocorre pelo envelhecimento natural"
 Os produtos com esses agentes não tem hormônios e sim substâncias que agem como neurotransmisssores. "Não pretendem deixar a pessoa alegre e sim a pele luminosa e cheia de vitalidade, como se a pessoa estivesse feliz e descansada".
Hoje três substâncias deste grupo estão sendo usados pelos dermatologistas em cremes para tratamento da face: Happybelle, Endorphin e Neuroxyl. Combinados com outros ativos, dão aos médicos um novo mundo de possibilidades quando o assunto é driblar o envelhecimento no seu componente mais misterioso: o sistema neurológico-hormonal. "As tais fitoendorfinas são absorvidas pela pele e podem chegar o cérebro onde terão ação parecida com a endorfina, podendo predispor ao bem-estar. Mas mais estudos são necessários para comprovar isso e as quantidades para obtenção desse efeito.
no Brasil, o destaque é para o "Emulsão Facial Sensoativa Ciclos" da Racco - uma das precursoras do conceito neurocosmético no mercado nacional. O ativo exclusivo, neurociclopeptídeo, é uma junção de duas ações neurocosméticas - cronorreversora e sensação de prazer - que atuam por meio de estímulos, fazendo a comunicação direta com as células nervosas da epiderme. Ele estimula a liberação de endorfina na pele, substância responsável pela sensação de prazer. O resultado é, além de uma pele mais firme e diminuição, uma sensação de felicidade que se reflete em um rosto mais vitalizado e radiante.


meu nome e Wagner Santos 
e minha meta e levar conhecimento para seu crescimento
Informações obtidas pelo site do terra no Vila mulher.

Um comentário:

  1. Boa noite, gostaria de saber se você teria artigos ou livros para me recomendar sobre o assunto estou elaborando um TCC sobre o tema.
    Obrigada

    ResponderExcluir