O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

domingo, 2 de outubro de 2016

COSMÉTICOS NATURAIS E SUAS SUBSTÂNCIAS ATIVAS


Olá!!! Meus caros leitores, e amigos do tricosmetologia Capilar, quero agradecer a todos que viram e comentaram a materia que postei sobre as verdades e mentiras dos cosmeticos naturais, seguindo a mesma ideia de ajuda-los a identificar o melhor produto segue a baixo as substancias ativas que podem ter nos cosméticos naturais e qual a finalidade de cada um.
espero que seja de grande valia para todos, e que sigamos buscando sempre o melhor para os cabelos e para o meio ambiente.



Adjuvante(Conservantes, corretores pH, antioxidantes, quelantes e corantes)
Ácido benzóico: é um composto aromático que ocorre naturalmente em bálsamos e resinas vegetais. É usado como conservante de alimentos, porém sua ação se dá, principalmente, contra fungos. 

Ácido cítrico: presente em muitos vegetais, comercialmente pode ser obtido a partir de processos fermentativos de carboidratos. Em cosmético é muito utilizado como adjuvante em formulações com as funções de ajuste de pH e antioxidante. 

Ácido dehidroacético: O ácido dehidroacético tem sido aceito pelas certificadoras como conservante. Não é um conservante natural, mas é não aromático e não liberador de formaldeído. 

Ácido ferúlico: presente em pequenas quantidades num vasto número de plantas, este ácido pode ser empregado em cosméticos orgânicos como antioxidante e conservante.

 Ácido fítico: quelante obtido do farelo do trigo 

Ácido lático: é obtido por fermentação da lactose, sacarose, amido ou glicose. Em cosméticos é usado como adjuvante no ajuste de pH e ativo esfoliante. Quando neutralizado forma lactato que tem propriedade hidratante. 

Ácido sórbico: encontra naturalmente em algumas frutas, é usado, freqüentemente, em industria de alimentos como conservante. Na indústria cosmética tem a mesma aplicação. 

Álcool benzílico: o álcool benzílico, é um álcool aromático que pode ser encontrado como componentes de óleos essenciais. É biodegradável e parece não acumular na natureza. 

Alfa-tocoferol (Vitamina E): Anti-oxidante natural obtido de óleos vegetais comestíveis como soja e girassol, através de destilação molecular, seja centrifuga ou por gravidade, que separa  moléculas complexas, vitaminas de recursos naturais. 

Benzoato de sódio ou Benzoato de potássio: são sais sódicos ou potássicos do ácido benzóico. Os benzoatos podem ser encontrados naturalmente em frutos, cogumelos, canela e outros vegetais. Para propósito comercial são produzidos a partir de síntese química. Estas substâncias são empregadas em alimentos e cosméticos como preservante microbiológico. 

Corantes naturais: norbixina, curcumina, luteína, caroteno, clorofila, antocianina, betanina são compostos químicos naturais derivados, respectivamente, urucum, curcuma, girassol, vegetais verdes, uva e beterraba que conferem cor. São empregados com freqüência em produtos alimentícios. 

Dióxido de titânio: composto inorgânico extraído na forma de mineral rutilo, anatase ou obtido sinteticamente. Em cosmético é usado como filtro solar, opacificante e cobertura. 

Farnesol: é um composto orgânico que é um álcool acíclico sesquiterpeno encontrado sob a forma de um líquido incolor. É insolúvel na água, mas mistura-se com óleos. Farnesol é o derivado do Farnesol Pirofosfato (FPP). É o elemento básico da maioria dos (talvez de todos os) sesquiterpenóides acíclicos e é um importante composto para iniciar a síntese orgânica. Está presente em muitos óleos essenciais tais como citronela, néroli, ciclâmen, capim limão, tuberosa, rosa, almíscar, bálsamo e tolu. É usado na perfumaria para acentuar os odores dos perfumes florais doces. Seu método de realçar o aroma do perfume é como um co-solvente que regula a volatilidade dos odoríferos. É especialmente usado em perfumes da flor lilás.

Hidróxido de sódio ou Hidróxido de potássio: usado na fabricação de sabões e como alcali para correção de pH. 

Lonicera caprifolium/ Lonicera japonica: conservante natural de amplo espectro de ação.

 Óleo de alecrim: óleo essencial de alecrim com ação antioxidante e conservante. Outros óleos essenciais também têm ação conservante e antioxidante. 

Oleuropeina: antioxidante extraído das folhas de oliva. Pode, também, auxiliar a preservação microbiológica dos produtos. 

Sorbato de potássio: derivado do ácido sórbico é usado, freqüentemente, em indústria de alimentos como conservante. Na indústria cosmética tem a mesma aplicação. Talco: é um mineral formado por um silicato hidratado de magnésio, extraído de reservas naturais. Em cosméticos é usado como opacificante, cobertura e veículos para formulações em pó.



 Meu nome e Wagner Santos e  minha meta e levar conhecimento pra seu crescimento.

 beijos no Coração



.  

sábado, 1 de outubro de 2016

A VERDADES E MENTIRAS SOBRES OS COSMÉTICOS NATURAIS E AS PRATICAS SOBRE HIGIENIZAÇÃO CAPILAR.

Olá!!!!, meus  queridos amigos  e seguidores do Tricosmetologia Capilar , olha eu aqui de novo, um pouco afastado, mas com vocês  no coração, e acreditem estava morrendo de saudades, louco para trazer novidades, ou desmentir certos absurdos que vejo por ai, Mas quase sempre estou no Dicas & Coisas la mo meu facebook, aparece por la também, vou ficar  feliz em tiver no meu Live.
Bom..... Como vocês sabem,  agora a moda e dos cosméticos Naturais, que acho OOOOOtimo!!!!, porem escuto cada absurdo, a pratica de não higienizar os cabelos cada vez mais crescendo entre os adolescentes, e estimulado por pessoas que não tem o mínimo de conhecimento básico para dizer qualquer coisa relacionado a cosméticos, fico com pena das mães,  que tem que conviver com filhos que lavam a cabeça com vinagre de maça e mel,  fora as outras baboseiras.
Minha gente, gente minha, tomem cuidados com informações não idôneas , vc sabia que o Vinagre tem um PH Acido e que pode tirar a proteção lipídica que temos no couro cabeludo, podendo causar inúmeras irritações na pele inclusive desencadear um dermatite, ou ate mesmo uma caspa? pois é, se preocupar em usar coisas melhores nos cabelos que não agridam a fibra dou nota 10, agora retroceder para época dos homens das cavernas para mim isso nem tem nota, vamos entender de uma vez por todas que alimentos são feitos para serem ingeridos e não para serem usados como cosméticos.
Uma Outra coisa que acho importante, as pessoas estão preocupadas e não agredirem os cabelos, porem não estão nem ai para o meio ambiente, de que adianta ser Natural, Orgânico e Vegano, (que muitos não sabem nem o que e isso, seguem apenas modismo) se não for sustentável, quero ver amanha que não houver mais agua, ou natureza como e que vai se fazer parar criar produtos Naturais,
então amiguinhos antes de fazer qualquer besteira, e prejudicar a saúde dos seus cabelos ou do couro cabeludo busque informações, por que amanha ja pode ser tarde de mais.
Mas, para ajudar a vocês escolherem o correto vamos entender a diferença de um cosmético natural, orgânico e vegano.
De acordo com Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os cosméticos naturais não devem conter aditivos químicos em sua composição. Para o Instituto Biodinâmico (IBD) e para a Ecocert os cosméticos naturais devem possuir matérias-primas naturais e não podem conter as matérias-primas proibidas:
Matérias primas Permitidas: Manteigas Vegetais, Oleos Vegetais, lanolina, corantes naturais, pigmentos naturais, óleos essenciais,extratos vegetais ,Minerais e polímeros naturais.
Cosméticos orgânicos
Segundo o IBD, existem os cosméticos orgânicos e os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas. Os cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e por outras matérias-primas naturais. A Ecocert segue esses mesmos princípios de definição de um cosmético orgânico. Já os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas devem possuir, no mínimo, 70% e, no máximo, 95% matérias-primas certificadas como orgânicas.
Essas matérias-primas certificadas orgânicas são naturais e baseadas nos métodos do sistema orgânico de produção, que procuram aperfeiçoar o uso de recursos naturais e socioeconômicos utilizando outros métodos alternativos ao uso de materiais sintéticos na cadeia produtiva (saiba mais sobre a diferença entre agricultura convencional e agricultura orgânica).
Portanto, quando um cosmético é natural, ele não necessariamente é orgânico, porém quando um produto é orgânico ele sempre será natural. E um cosmético a base de produtos naturais não pode ser considerado natural. O cosmético orgânico possui maior porcentagem de matéria-prima orgânica do que o cosmético feito com matéria-prima orgânica.
O que é um vegano?
De uma forma bem direta: o vegano (ou vegan) é uma pessoa que pratica o veganismo em todas as suas ações, seja na alimentação ou não. Ele é vegetariano estrito em sua dieta e também não utiliza produtos de origem animal. Na definição da The Vegan Society, o vegano “busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”.
Portanto Cosméticos Veganos, são cosméticos que não usam nem um tipo de origem animal que tenham sido sacrificado para extração da mesma,  e que não são testados em animais
Espero poder ter solucionado  e as duvidas de vocês, e que de agora em diante sigam com o correto sabendo escolher, mas não vejam somente as mastreias primas, olhem também as embalagem como são feitas, hj no mercado variado existem empresas que usam de energias renováveis e papeis de arvores de reflorestamento contribuindo assim para um mundo melhor, preservando um meio ambiente.

 Falei!!!!
Meu nome e Wagner Santos e  minha meta e levar conhecimento pra seu crescimento.

 beijos no Coracao.