O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

OS MALEFÍFIOS DO ESTRESSE PARA CABELO E PELE

Ola!!! caros amigos e leitores do tricosmetologia capilar, hoje tenho a honra de postar mais uma matéria divulgada pela engenheira química e dermatologista e porque não dizer minha querida amada mestra Sonia CorazzaA matéria vem abordar um dos assuntos mais sérios, a doença do século 21 O ESTRESSE, e qual são os malefícios causados no cabelo e na pele.Espero que gostem.

Os MALEFÍCIOS DO ESTRESSE PARA O CABELO E PELE por Sonia Corazza
Estresse - Segundo dados do 8º Congresso de Estresse realizado este ano em Porto Alegre, mal acomete 80 milhões de brasileiros. Óleos essenciais são um bom remédio para pele, corpo e couro cabeludo
Partindo-se do princípio que toda a nossa estrutura corporal tem a mesma origem embriológica, fica fácil a compreensão de relacionar algumas manifestações cutâneas e de seus anexos (cabelo e unhas) como resultado das interações mentais.
Ambos, pele e sistema nervoso, derivam do ectoderma, o folheto externo do embrião, que na sua evolução, dobra-se sobre si mesmo formando um tubo, chamado tubo neural. A parte que fica por fora vai formar a pele e a parte interna vai desenvolver o sistema nervoso. Portanto, desde o início, a pele está em ligação direta com o sistema nervoso, enviando-lhe constantemente informações sobre o meio externo.
Estresse e aparência
O estresse diário fora do controle afeta as funções orgânicos corporais como um todo, abalando o que somos: um equilíbrio neuro-imune-endócrino-cutâneo. Significa que todas as células do nosso corpo são afetadas quando se está fora do controle emocional, pois tudo o que se passa a nível cerebral ocasionado pelas emoções, afeta as funções do *hipotálamo e desencadeia a liberação de neurotransmissores que ativam a produção de substâncias danosas diversas, afetam a produção dos hormônios, suprimem o sistema imunológico e acabam afetando a pele e seus anexos, isto é, a qualidade dos cabelos e unhas.
Estresse e emoções
Segundo trabalhos vanguardistas apresentados no 8º Congresso de Estresse (mal que acomete 80 milhões de brasileiros), que aconteceu no meio deste ano em Porto Alegre, "O gerenciamento das emoções é um dos grandes desafios que os profissionais enfrentam atualmente. Pesquisas recentes revelam que sentimentos como a raiva podem levar à morte prematura. Com freqüência, o rancor e a agressividade são identificados como causas de problemas cardíacos. Indivíduos cínicos e hostis têm cinco vezes mais chance de morrer antes dos cinqüenta anos do que pessoas calmas e capazes de perdoar. Essas conseguem se desligar emocionalmente da situação estressora e se recompõem mais rapidamente."
Estamos começando a desvendar o mecanismo de transmissão do estado de tensão à pele por via nervosa e sanguínea, mas já sabemos que várias alterações, como a diminuição da resistência e do funcionamento dos componentes de defesa e a proliferação e diferenciação das células são afetadas diretamente pelos estados emocionais de estresse, depressão e ansiedade.
Inflamação anormal
Falando especificamente dos compostos que afetam a pele, o cabelo e as unhas, quando estamos sob a influência de emoções negativas, como baixa auto-estima, sentimento de rejeição e perda, sintetizamos maior concentração de hormônios inflamatórios, a prostaglandina 2, fabricada a partir do ácido araquidônico. Com isso no couro cabeludo há uma tendência em maior produção de substâncias infamatórias, tornando-o extremamente sensível e irritável. Qualquer produto colocado sobre essa pele delicada pode causar coceira, vermelhidão e até desencadear um quadro propenso ao aparecimento da caspa.
O quadro de infelicidade constante, sentimento de inadequação e autocomiseração é um grande favorecedor da produção de prostaglandina 2 e pode também significar fios menos lubrificados, mais desprotegidos, mais suscetíveis à quebra. Também há maior tendência ao acúmulo de eletricidade estática e dificuldade de pentear.
Secreção sebácea anormal
Já os estados de ansiedade e superativação causam a liberação excessiva de adrenalina e estimulam a produção das glândulas sebáceas. No couro cabeludo pode significar maior oleosidade da raiz, propensão à queda e também desenvolvimento de quadros de caspa. Os fios podem perder o volume e ficarem grudados uns aos outros, aparentemente sujos e sem estilo.
Remédios simples: óleos essenciais
Sabendo disso pode-se adotar soluções simples e extremanente eficazes para reverter o quadro. Os cheiros entram pela porta da frente para ajudar a reverter a tristeza, o mal humor e a depressão.
No caso do óleo essencial de lavanda, trata-se de um ingrediente rico em acetato de linalila (30 a 55%) e linalol (20 a 35%), que juntamente com outros componentes, como o betaocimeno, cineol, cânfora e epóxido de careofileno; podendo ainda conter derivados de cumarina (cumarina, dihidrocumarina, herniarina e umbeliferona), contribuem parava comprovada ação calmante na mente e na pele delicada do couro cabeludo.
Já a baunilha, outra campeã de uso entre os óleos essenciais para acalmar a mente e reequilibrar o corpo todo, o fruto fermentado contém aproximadamente 2% de vanilina, além de outros constituintes importantes do aroma, como o para-hidroxibenzaldeído (até 9%) e o para-hidroxibenzilmetileter (1%).
*Hipotálamo: Parte do cérebro onde se encontram numerosos centros do sistema nervoso simpático e parassimpático (reguladores do sono, do apetite, da temperatura corporal, etc.) Fonte: Dicionário Houaiss 

Portanto, é isso aí: mente equilibrada e cabelo bonito!

Não deixem de comentar a matéria sua opinião e muito importante para nos.

Dica aprovada dica dada,

Meu nome e Wagner Santos e minha meta e levar conhecimento para seu crescimento.

domingo, 18 de outubro de 2015

O QUE TEM PARA HOJE.......

Olá!!! caros leitores, sei que fico muito tempo sem dar noticias, mas graças a Deus o trabalho me toma um grande tempo, além disso tb preciso cuidar da vida pessoal, mas jamais esqueço e vocês que me seguem e admiram meu trabalho.
Mas vamos parar de papo furado e vamos as informações, infelizmente vivemos e um mundo de modinhas, onde nada se cria e tudo se copia, nos esquecendo das grandes fórmulas cosméticas e das empresas serias que seguem as exigências  cosméticas e dos órgãos governamentais.
A pouco conhecei uma empresa italiana que ja existe a 30 anos no mercado europeu, e  esta se estabilizando em nosso mercado a 3 anos.
A Davines além de ter produtos fantásticos, tem um conceito apaixonante.
Preocupada com meio ambiente, faz dos seus produtos serem sustentável desde da formulação as embalagens,  não agredindo a nem um tipo de vida.
a favor da biodiversidade, e respeito ao próximo Davines vem ganhando o mercado com produtos biodegradáveis funcionais, livres de parabenos e sulfatos, não que essas substâncias possam fazer algum mau, porem preferimos não fazer parte desse mercado e seguir os direcionamentos de produtos com categoria sustentável.
A marca traz 5 linhas para agradar a todos os gostos.

São elas as linhas:

Natural Tech:  um cosmecéutico com uma pegada terapêutica, 80% dos produtos são voltada as anomalias e disfunções do couro cabeludo e 20% para os cabelos, sua formulação com base Fitoceuticas, tratam e dexintoxicam o couro cabeludo e restauram a fibra capilar. sua embalagem de papelão especial serve como adubo para plantas e terras.






Essencial Hair Care: uma linha toda voltada para o fio de cabelo, traz em sua formulação ativos orgânicos, que trazem brilho, e tratamento aos cabelos coloridos, como tratam e fortificam os cabelos danificados, não esquecendo dos cabelos , longos, secos, ondulados, e frisados Essencial Hair Care tem uma embalagem com 25% menos plásticos fabricada por uma empresa alimentícia, pois não liberam substâncias que contaminam e denigrem seu conteúdo e são recicláveis alem de ajudarem um grupo não governamental chamado Slow Food.

                                                 
OI / OI: é uma poção de embelezamento total criada para todos os tipos de cabelo, uma solução universal para todas as necessidades.

Se a Essential Haircare tem as suas raízes nos valores do renascimento e nas fragrâncias do Mediterrâneo com suas flores e frutas, Oi é então o mais elevado reflexo de todo esse encantamento. Oi é um óleo que coloca você em sintonia com o universo.
A base de Óleo de Roucou planta da Amazônia também conhecida como Annatto. Rica em beta-caroteno (100 vezes mais que a cenoura) tem ação reestruturante e ativa o crescimento dos fios.

Estimula a produção de melanina e reduz consideravelmente os danos celulares causados pela radiação UV, previne o envelhecimento e mantém a elasticidade.
Rico em ácido elágico, conhecido por neutralizar os radicais livres de forma eficaz e poderosa. 
      
                                                 
 Autenthic:  a base de óleo de cartamo de cultivo orgânico, dedicado a quem ama a sua beleza e sua profunda essência.
 É uma linha bem funcional 98% orgânica, para cabelos, corpo e rosto cuida externamente dos fios,  alinhando cutícula criando um filme protetor,em quanto lhe traz um corpo cheiroso e hidratado, muito usado como creme de mãos, ou como pos barba 

                                               
 More Inside: um presente aos seu cabelos, finalizadores com mais alta tecnologia, que tem vontades própria e falam com seus consumidores, não não estou ficando louco, quando conhecerem entenderão o que quero dizer, valiosas mesclas de vários ingredientes ativos que se combinam para conseguir uma função especifica, 17 produtos de varias texturas e fixação que vão facilitar seu estilo no dia dia.


Sei que vcs devem ficar loucos com tanta coisa boa que ha no mercado, mas minha função a trazer as novidades e garimpar o que ha de melhor, sem duvida Davines e uma desses garimpos que valem a pena repassar.
Caso queiram conhecer um pouco mais dessa marca que respeita não somente seus consumidores mas o lugares que eles vivem, e só acessar o site www.davines.com.

Por favor não esqueçam de avaliar a matéria, a sua avaliação e muito importante para que possa saber se estou no caminho certo, caso tenham dúvida de alguma coisa por favor e só deixar um recado que terei o maior prazer em responder. 


Dicas aprovadas, dicas dadas
Meu nome e Wagner Santos e minha meta e levar conhecimento para seu crescimento.

Beijos.

Wagner Santos.