O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MITOS E VERDADES SOBRE O ENVELHECIMENTO

Ola!!!

Amigos,

Como prometido, hoje trago para vocês alguns esclarecimentos sobre o que e verdade e o que é  mentira sobre o envelhecimento, porem vale a pena lembrar que somos totalmente diferentes e que cada reação depende das suas ações e cuidados que toma com a sua pele, as dicas de tratamentos que darei aqui devem ser feito por profissionais da área ( Dermatologistas).

MITOS E VERDADES SOBRE ENVELHECIMENTO

A pele precisa de vários produtos e uma rotina para o dia e para a noite.
Mito. Você não precisa de vários produtos para tratar e combater o envelhecimento da pele, apenas ingredientes com qualidades específicas. Certifique-se de escolher um produto que tenha os ingredientes mais benéficos para o envelhecimento da pele: vitamina A e vitamina C . Se o seu hidratante noturno ou sérum tem estes ingredientes-chave, você está no caminho certo, e se o seu produto tem também alfa-hidróxi ácido e ácido glicólico ainda melhor, eles são ótimos para renovar a pele, e ideais para tratamento do envelhecimento. Mas atenção: consulte um dermatologista para conhecer os produtos indicados.
Os produtos precisam ser caros para funcionarem.
Mito. Não existe essa relação, produtos caros podem não funcionar, assim como produtos que custam muito pouco podem ser verdadeiras fontes de beleza. O essencial é verificar a embalagem do produto, seus princípios ativos, sua data de validade. Caros ou baratos, devem sempre ser indicados por um dermatologista.
Fumar acelera o envelhecimento da pele.
Verdade. Isso faz com que apareçam rugas e a pele fique sem brilho e perca a viscosidade.
Álcool faz mal para a pele. Verdade. Alguns estudos sugerem que comer muitas frutas e vegetais frescos pode ajudar a prevenir os danos que levam ao envelhecimento prematuro da pele. E também sugerem que uma dieta que contenha muito açúcar e outros carboidratos refinados pode acelerar o envelhecimento.
Praticar exercícios físicos faz bem para a pele:
 O exercício moderado pode melhorar a circulação e estimular o sistema imunológico. Isto, por sua vez, pode dar à pele uma aparência mais jovem.
Dormir de barriga para cima evita rugas.
Verdade. Dormir de lado ou sob o rosto faz com que linhas apareçam. Com o tempo, essas linhas podem se transformar em rugas permanentes
As lâmpadas fluorescentes e a luz da tela de computador aceleram o envelhecimento da pele. Mito. Ainda não há estudos científicos que confirmem definitivamente essa associação.
Proteger a pele do sol previne o envelhecimento.
Verdade. A exposição excessiva à radiação ultravioleta é uma das principais causas de câncer da pele e envelhecimento precoce.
A radiação UVA causa mais rugas que a UVB.
Verdade. A radiação UVA penetra mais profundamente na pele e é a principal responsável pelo foto envelhecimento.
Temos de usar filtro solar todos os dias para prevenir o envelhecimento.
Verdade. Precisamos aplicar o protetor diariamente, mesmo em dias frios ou chuvosos, pois 80% da radiação UV atravessa as nuvens.
TRATAMENTOS
Como a busca pela juventude e beleza continuam a crescer, os avanços de pesquisa dentro da indústria de cosméticos e da estética médica têm visto um crescimento exponencial nos últimos 20 anos. Os tratamentos mais procurados são aqueles que apresentam resultados em um curto espaço de tempo e baixo risco. Estes incluem lasers, luz intensa pulsada, preenchimentos à base de ácido hialurônico, toxina botulínica, peeling químico, radiofrequência, e os procedimentos dermoabrasão.
Confira algumas opções:
  • Peeling: Os peelings químicos com ácido glicólico, ácido retinóico, ácido mandélico e outros, oferecem um tratamento não invasivo para ajudar a renovar a superfície cutânea. Após a aplicação, há renovação da camada superficial da pele trazendo brilho radiante e minimizando a visibilidade das linhas finas e de manchas. Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, eles também podem ser usados para melhorar a pele no pescoço, colo, mãos e braços.
  • Luz Intensa Pulsada e Laser: Com tecnologia avançada, já há uma grande variedade de dispositivos e mecanismos disponíveis para tratar termicamente a pele. Sua principal indicação se dá no tratamento de vasos, melanose solar, poros dilatados, com melhora no aspecto geral cutâneo.
  • O tratamento a laser fracionário tornou-se popular em práticas cosmiátricas, pois têm demonstrado resultados favoráveis e com o tempo de recuperação mínimo. Em geral, este tipo de tratamento envolve a aplicação de uma luz de laser focado na pele. Com o calor gerado pela luz, as camadas superiores e médias são removidas da pele. Após a cicatrização, os resultados gerais mostram uma melhoria visível na coloração da pele e suavização de rugas.
  • Toxinas e Preenchimentos: Para ajudar a restaurar o volume e a minimizar linhas finas e rugas semipermanentes, toxina botulínica e preenchedores dérmicos podem ser utilizados na área dos olhos, testa e dobras nasolabial, podem ser utilizados na face, pescoço e colo, esse último se referindo aos preenchedores. Os resultados geralmente duram de 4 a 6 meses para as toxinas e de um ano até um ano e meio se referindo aos preenchedores .
Importante: Para saber qual é a opção mais indicada para tratar o envelhecimento, procure um dermatologista. Este profissional está apto para fazer uma análise da sua pele e das suas condições de saúde e, assim, prescrever a terapia adequada a cada caso. Cabe ressaltar que a duração ou o resultado de cada tratamento variam conforme o estado geral de saúde e as características de cada paciente.

DICAS SOBRE ENVELHECIMENTO

O sol tem um papel importante no envelhecimento prematuro da nossa pele, como vimos. Além dele, outros fatores podem fazer com que nossa pele envelheça mais rápido do que deveria, por isso, preparamos algumas dicas para ajuda-lo nessa corrida contra o tempo.
  • Proteja a sua pele do sol todos os dias. Diariamente, mesmo em dias de frio ou chuva, aplique um filtro solar com FPS 30 (ou superior). Entretanto, você deve aplicar protetor solar todos os dias em toda a pele que não está coberta pela roupa, isso inclui mão, pescoço, nuca, orelhas, pés, braços. Não adianta passar protetor apenas no rosto! Se for nadar ou praticar esportes, o produto precisa ser resistente à água. Se houver muita exposição solar ou suor excessivo, o produto deve ser reaplicado regularmente, de preferência a cada 3 horas.
  • Use outras estratégias de fotoproteção. Só o filtro solar não basta. Para ficar bem protegida, é necessário ficar na sombra nos horários de sol forte e complementar o protetor com óculos, roupas e chapéus apropriados.
  • Beba no mínimo dois litros de água por dia. A ingestão de água hidrata o organismo e facilita a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento da pele.
  • Higienize a pele diariamente. Limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite. O acúmulo dos resíduos de suor, poluição, maquiagem e outras substâncias provoca a obstrução dos poros e o surgimento de rugas.
  • Use sempre um demaquilante, e nunca durma maquiada. O demaquilante é mais eficaz que o sabonete para remover a maquiagem. Mesmo que esteja muito cansada, remova sempre a “pintura” do rosto, todos os dias. O hábito de dormir maquiada obstrui os poros e impede a pele de respirar, o que provoca oleosidade e envelhecimento precoce.
 
Mesmo as pessoas que já tenham sinais de envelhecimento prematuro na pele podem se beneficiar ao mudar seu estilo de vida. Ao proteger a pele do sol, você dá uma chance para reparar alguns dos danos. Fumantes que param de fumar também percebem que sua pele parece mais saudável.
Se os sinais de envelhecimento da pele o incomodam, você pode consultar um dermatologista. Há tratamentos e procedimentos pouco invasivos para atenuar as rugas e dar firmeza à pele que deixam muitas pessoas com aparência mais jovem. Converse com seu médico.

Meu nome e Wagner Santos e
Minha meta e levar conhecimento para seu crescimento

informações do Portal da Sociedade Brasileira de dermatologia.


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ENVELHECER COM SAÚDE

Bom dia!!!

Amados amigos e leitores, daqui 2 meses completo 45 anos de idade e já começo a me preocupar com a minha inevitável velhice, e claro que vou ser um homem de meia idade jovem, pois venho me prevenindo desde dos 25 anos, e é claro que gostaria de compartilhar com vocês, mas e muito importante antes de qualquer tipo de tratamento sabermos por que a pele envelhece e qual os grande vilões do envelhecimento precoce.
A sua saúde e a aparência da pele estão diretamente relacionadas com (os relacionam-se com) os hábitos alimentares e o estilo de vida que você escolher. Saiba mais sobre o processo de envelhecimento e veja como manter a pele bonita e saudável por mais tempo.

PORQUE A PELE ENVELHECE

A pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo. A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, a poluição ambiental, dentre outros, são também fatores que “aceleram” o trabalho do relógio e provocam o envelhecimento precoce da pele. Além disso, poucas pessoas sabem que o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também podem ajudar a pele a envelhecer antes do tempo.
Fisiologicamente, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à taxa mais lenta de renovação celular, e à redução da rede vascular e glandular. A função de barreira que mantém a hidratação celular também fica prejudicada. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até meia-idade.

TIPOS DE ENVELHECIMENTO

Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico

É o envelhecimento decorrente da passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo. Nele estão presentes os efeitos naturais da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento cutâneo.
A pele tem efeitos degenerativos semelhantes aos observados em outros órgãos, mas reflete também certos aspectos da nossa saúde interior, como:
  • Genética: com o tempo as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, toxinas ou deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.
  • Hormônios: Ao longo dos anos há diminuição no nível dos hormônios sexuais, como estrogénio, testosterona, e dos hormônios do crescimento. Equilíbrio é fundamental quando se fala de hormônios; diminuindo os níveis hormonais com o envelhecimento, acelera-se a deterioração da pele. Em mulheres, a variação nos níveis de estrogênio durante a menopausa é responsável por mudanças cutâneas significativas: o seu declínio prejudica a renovação celular da pele, resultando em afinamento das camadas epidérmicas e dérmicas.
  • Estresse oxidativo: Desempenha papel central na iniciação e condução de eventos que causam o envelhecimento da pele. Ele altera os ciclos de renovação celular, causa danos ao DNA que promovem a liberação de mediadores pró-inflamatórios, que, por sua vez, desencadeiam doenças inflamatórias ou reações alérgicas na pele.
Além disso, células do sistema imunológico chamadas células de Langerhans diminuem com o envelhecimento. Isto afeta a capacidade da pele para afastar o estresse ou infecções que podem afetar sua saúde. Com o avançar da idade, diminui-se a imunidade, aumentando a incidência de infeções, malignidades e deterioração estrutural.
  • Níveis elevados de açúcar no sangue e glicação: A glicose é um combustível celular vital. No entanto, a exposição crónica de glicose pode afetar a idade do corpo por um processo chamado de glicação. A glicação pode ocorrer pela exposição crônica ao açúcar exógeno, nos alimentos, ou endógeno, como no caso do Diabetes. A consequência principal desse processo é o estresse oxidativo celular, tendo como consequência, o envelhecimento precoce.

Envelhecimento intrínseco da pele

É o envelhecimento provocado pela exposição ao sol e outros fatores ambientais. Um dos agentes mais importantes é a radiação solar ultravioleta. As toxinas com as quais entramos em contato, como tabaco, álcool, poluição, entre outros também ajudam no processo de envelhecimento da pele, e dependendo do grau de exposição aceleram-no.

Fatores que aceleram o envelhecimento:
  • Radiação solar: atua na pele causando desde queimaduras até fotoenvelhecimento e aparecimento dos cânceres da pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como as manchas, pintas e sardas. A pele fotoenvelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada.
  • Cigarro: fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas, além de dar à pele uma coloração amarelada. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.
  • Álcool: Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, que, se consumido moderadamente, têm ação anti-radicais livres, pois é rico em flavonóides, um potente antioxidante.
  • Movimentos musculares: movimentos repetitivos e contínuos de alguns músculos da face aprofundam as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos.
  • Radicais livres: são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, causando a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.
  • Bronzeamento artificial: a Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e formação de câncer da pele. A realização desse procedimento por motivações estéticas é proibida no Brasil desde 2009.
  • Alimentação: uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. O excesso de açúcar também “auxilia” a pele a envelhecer mais depressa, como já foi dito anteriormente.
Ufa!!! quanta informação, espero ter auxiliado vocês em alguma coisa, em breve continuarei com esse assunto tão importante trazendo dicas de tratamentos e alguns mitos e verdades sobre o envelhecimento, nos encontramos novamente em breve.

Meu nome e Wagner Santos
e minha meta e levar conhecimento pra seu crescimento.

informações do Portal da Sociedade Brasileira de dermatologia.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Quais são as diferenças entre protetor solar, bronzeador e bloqueador?

Oiii!!!, olha eu aqui de novo e hoje para alerta-los das diferenças dos cosméticos para proteção dos raios UVs.
Não vai demorar muito para o verão mostrar sua cara. Fique atento para algumas dicas para garantir seu bronzeado e já fique por dentro das diferenças entre protetores, bronzeadores e bloqueadores.
A dermatologista Annia Cordeiro explica  a diferença entre os produtos que existem atualmente no mercado e dá algumas dicas de como adquirir um bronzeado sem prejudicar a pele. Confira: 



Qual a diferença entre protetor solar, bronzeador, bloqueador e auto-bronzeador?
O protetor solar é um filtro solar com FPS (Fator de Proteção Solar) mais baixo. O bronzeador não protege. Os autobronzeadores levam a uma oxidação da camada de pele morta e oferece uma cor semelhante à do bronzeado. O bloqueador solar é um filtro com FPS mais alto. É sempre importante verificar se o produto oferece proteção UVA.


Quais os cuidados que se deve ter para aplicar esses produtos?
É importante sempre usar uma camada grossa de filtro solar. Espalhar bem e uniformemente. O mesmo vale para os auto-bronzeadores. Recentemente, descobriu-se que os autobronzeadores também envelhecem a pele (como a exposição solar), pois estimulam uma reação química envolvida no processo de envelhecimento.
Com quanto tempo antes de exposição ao sol se deve aplicar o produto?
Uns 15 minutos antes
O que significa o número do fator de proteção solar, o FPS?
O número do FPS é a quantidade de tempo que você pode se expor ao sol sem queimar em comparação à exposição sem proteção alguma. Um FPS 30, por exemplo, permite você ficar 30 vezes mais tempo no sol sem se queimar.
Qual o FPS mínimo indicado para pessoas de pele branca, morena e negra?

 Todos devem usar diariamente um 15, 18 ou 20. Para praia, os mais brancos devem usar 60 e os mais morenos, 30.
 É preciso aplicar um produto diferente no rosto?
Normalmente, a pele do rosto é mais oleosa, portanto exige um produto em gel ou oil free.

 E para proteger os lábios e os cabelos, o que devo usar?
Para os lábios, optar por batons ou filtros em bastão. Nos cabelos, cremes com FPS, bonés e há alguns chapéus com tecido especial anti ultra-violeta.
O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Depende do produto, mas a média é de duas vezes por dia. Na praia, reaplicar a cada duas horas


Os efeitos do sol na Pele.


Meu nome e Wagner Santos
e minha meta e levar conhecimento para seu crescimento.

WSA Treinamentos fazendo a diferença em seu conhecimento
Visite nosso site: www.wsatreinamentos.com.br




sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO PRÓPRIO SEBUM POR SONIA CORAZZA

Olá!!!,
 
Amigos e leitores mais uma vez fiquei um tempo sem me comunicar, estava atarefadíssimo mas com o pensamento em vocês, pensando o que traria de interessante, talvez nosso assunto de hoje não seja novidade, mas de enorme importância; ainda mais agora com a breve chegada do verão, que já estamos sentindo que será bem complicado não e mesmo?
Quero falar da nossa proteção natural, do sebum que nosso corpo produz através das nossas glândulas sebácea e sudorípara, e para melhor esclarecer nada como uma expert nesse assunto a doutora e engenheira química Sonia Corazza.
 
  Segundo a doutora e engenheira química Sonia Corazza,
as glândulas sebáceas são fabricantes e secretoras do sebo. Essa substância gordurosa lubrifica o pelo e a superfície da pele. Existem trabalhos científicos que comprovam até suas propriedades bactericidas.
Você acha que essa gordura não serve pra nada? Errou! Sua função principal é agir como um "creme natural”. Previne a evaporação exagerada da água presente na nossa pele, tanto em dias... muito quentes, quanto em períodos de baixas temperaturas. Isso evita que a pele fique ressecada, desidratada.
As glândulas sebáceas são inativas até a puberdade, quando aumentam de tamanho e se tornam secretoras. O número e atividade da glândulas sebáceas varia de um local para outro dentro da própria pele. Elas são particularmente abundante na face, couro cabeludo, pavilhão da orelha, narinas, e na área genital, sendo ausentes na sola dos pés e na palma das mãos.
A melhor maneira de manter a sua produção sebácea qualificada é se alimentando bem. Você sabia que os ácidos graxos essenciais são componentes nutricionais vitais ao organismo e responsáveis por várias funções?
São encontrados em sementes de plantas e em óleos de peixe de águas frias. Os ácidos graxos essenciais são conhecidos como Vitamina F e não são produzidos pelo organismo e devem ser supridos através da dieta.
Portanto temos por obrigação de cuidar bem do nosso creme natural, evitando  banhos muito quentes, o uso de sabonetes em barra, optando pelos líquidos e hidratantes e é claro não esquecendo dos cremes que ajudam  a criar uma película ate que o corpo possa refazer o manto hidrolipidico, para finalizarmos, mais uma dica: para o verão prefiram os protetores solares com aloe vera , glicerina, potássio e hidrolisado de proteína.
Lembre-se que Beleza inteligente é o resultado de bons hábitos de saúde!

Meu nome e Wagner Santos
e minha meta e levar conhecimento para seu crescimento.

WSA Treinamentos fazendo a diferença em seu conhecimento
Visite nosso site: www.wsatreinamentos.com.br