O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cutículas Capilares como defini-las

Muitas pessoas me perguntam, o que define a espessura do fio, é o córtex ou a cutícula?
E a resposta correta e a cutícula, e para que entendamos um pouco mais desse assunto, vamos conhecer profundamente essas células queratinizadas chamada cutícula ou células cuticulares.

Ate o poder de amplificação de um microscópio de luz, é suficiente para mostrar que o cabelo humano, assim como os pelos dos mamíferos, tem superfície escamadas. 
A seqüência de camadas e quase sempre as mesmas em todos os homens, porem, difere bastante entre os humanos e animais, bem como entre espécies animais, em particular com respeitos a forma de suas bordas e a largura das suas diferentes camadas, diferenças nas quais são usadas em medicina legal para para identificar o cabelo animal.
Nos cabelos grossos que crescem em ritmo relativamente lento,tais como os cabelos da cabeça e da barba, as bordas das escamas das cutículas são arredondadas, mais ou menos paralelas ao redor da fibra.por outro lado, o pelo de animais de inverno ou as fibras finas de lã  que crescem muito rápido,tem as escamas da cutícula em forma de mosaico, com as bordas bastante separadas.
As cutículas são formadas durante o crescimento do cabelo, enquanto vão migrando rumo ao exterior, os tricócitos vão produzindo células planas de cutículas, que se sobrepõem como telhas ate formar de seis a dez camadas de células que envolvem completamente o Fio.
Quanto mais grosso o cabelo mais visíveis são suas capas de cutícula e quanto mais fino menos visível portando entendesse que quem defina a espessura do fio e a cutícula, embora a cutícula represente apenas 13,5% de todo o volume do fio de cabelo, esta fina capa de célula forma um escudo protetor bastante resistente que protege a parte fibrilar do cabelo de danos exteriores, como por exemplo: absorver os raios ultravioletas do sol.
cada célula de cutícula possui proteínas com grande quantidades de enxofre.
Por baixo dessa fina camada conhecida como camada-A, outras proteínas também ricas em enxofre se condensam para formar a EXOCUTICULA,outra já mais próximo do centro da haste do cabelo, estas baixas em enxofre, que são chamadas de ENDOCUTICULA e ainda uma 4 camada formada por bolhas, totalmente com baixa resistência mecânica, deformável e maior hidrofilicidade( capacidade de retenção de água).
(Bibliografia: Livro de tricologia Wella Professionals)
E errado dizer que as cutículas abrem, elas se dilatam, muitas vezes em processos químicos,cabelos porosos também tem suas cutículas dilatas, e por esse motivo quando lavamos os cabelos danificados facilmente embaraçam.
As cutículas são transparentes, refletem a cor do pigmento que esta nas fibras do córtex.
Por esses motivos que e muito importante o uso de protetores, em forma de leave-ins, que formam um barreira protetora contra as agressões externa, e se você faz muita escova prefira os protetores térmicos e no dia da química jamais deixe de fazer um tratamento logo apos, isso manterá sua cutícula sempre compacta e seus cabelos saudáveis.


Meu nome e Wagner Santos
 Minha meta e levar conhecimento para seu crescimento
Um beijo no coração.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Nanotecnologia em cosméticos

O mercado de beleza não para de crescer, há sempre uma novidade e acompanhar as tendências é um desafio.
Quero compartilhar hoje com vocês uma das tecnologias mais aplicada nos Cosméticos, a nanotecnologia. O foco é a produção cosmética de produtos encapsulados para aplicações inovadoras e muito eficazes.
encapsulamento com diâmetro entre 100 e 500 nm. O nanômetro é a medida correspondente à bilionésima parte do metro ou a milionésima parte do milímetro. O prefixo “nano” vem do grego e significa “anão” e corresponde à bilionésima parte de alguma grandeza.
Quando você encontrar um cosméticos com as expressões “nanossomas” ou “nanosferas” não se impressione com o preço. São produtos elaborados a partir da nanotecnologia e garantem resultados mais eficientes do que aqueles comuns.
“Nanotecnologia significa incorporar princípios ativos (vitamina C, antioxidantes e estimuladores de colágeno) em partículas muito pequenas, com o tamanho de nanômetros. Assim, eles passam através das barreiras da pele, penetram mais profundamente e têm a sua ação garantida”, Por atingir camadas mais profundas, os produtos com nanotecnologia potencializam a ação de hidratar, prevenir e proteger.
Mas vale a pena esclarecer que nem tudo que reluz e ouro, o que eu quero dizer e que tem muita gente aproveitando desse gancho para criar um marketing em cima dessa tão eficaz tecnologia, por exemplo a tal nano queratinização, plasticas de cabelos etc, a cima vocês podem ver o que chamamos de mandala da nanotecnologia, que nos mostra quais são os campos hoje que se aplica essa extraordinária tecnologia.
Como se faz um nanomolécula?

Existem duas tecnologias mais usadas para criar essas minúsculas estruturas:

1-  uma partícula é submetida a processos sucessivos para quebrar sua estrutura. um deles e a ultracentrifugação. desse modo as moléculas( combinação de átomos) se desprendem para formar partículas menores.

2- No processo conhecido por Bottom up, a nanoestrutura é montada em um laboratório a partir de partículas menores. Os cientistas as agrupam por meio de alterações na temperatura na pressão o no movimento das moléculas.
Abaixo um filme, para que vocês possam entender melhor esse processo.





Meu nome e Wagner Santos
Minha meta e levar conhecimento para seu crescimento

Um beijo no coração.



Os Óleos para os cabelos

Hoje eu vim falar do queridinho da fez, que são os óleos para os cabelos e desmitificar alguns tabus.
 Como tirar proveito do novo tratamento que tem chamado a atenção principalmente da mulheres?
E claro que precisamos primeiro saber qual a sua procedência, busque sempre óleos de marcas conceituadas no mercado, e lembre-se de ler o rotulo e ver quais são os tipos de óleos existentes na formulação.
segue algumas dicas:
 Manteiga de Karité óleo de Rícino são mais gordurosos e ficam mais na superfície do cabelo. Já os de girassol, abacate e de amêndoas têm absorção mais rápida e funcionam para todos os tipos de cabelos.
 Jojoba: o extrato de jojoba é o mais leve entre os óleos no mercado e serve para qualquer tipo de cabelo.
Óleo de Macadâmia:  é ultra potente. Ele ajuda os fios e traz benefícios incríveis para os cabelos.
Ele é rico em ômega 3 e 6, e possui gorduras "boas" que são excelentes para a reconstrução dos fios.
Segundo alguns dermatologistas especializados em tricologia(estudo dos cabelos), ele estimula o crescimento, traz de volta o brilho, melhora a elasticidade dos cabelos e traz um efeito de condicionamento de longa duração.
Ele é muito indicado pra quem tem cabelos cacheados ou mais ondulados, porque permite que os cabelos crie suas ondas sem estragar.
Por ter um alto poder de absorção, ele penetra profundamente nas camadas das cutículas dos cabelos, devolvendo a vitalidade natural.
Rico em ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas e minerais, que promovem uma hidratação reparadora, proporcionando fortalecimento e nutrição dos fios. 
Todos esses benefícios se refletem em cabelos mais saudáveis, macios, sedosos e brilhantes, pois o óleo também é capaz de formar uma proteção contra agentes agressivos do tempo, de colorações, alisamentos e outros tratamentos químicos.
 Seguindo esses parâmetros a Wella Professionals acaba de lançar no mercado profissional dois óleos de excelente qualidade.


Luxe oil, 20% mais leve que outros óleos, com a combinação perfeita de óleo de Argan, amêndoas e Jojoba, alem de dar muito brilho no fio e o primeiro a ter a função de proteger a queratina dos cabelos evitando seu desgastes, promete a empresa um tratamento regenerativo para cabelos danificados chamado Thermo reparação de luxe, alem de ter um perfume inigualável, Luxe Oil  o Elixir dos cabelos é da linha System Professional  umas das linhas Primium da Wella, só vendido em salões de Beleza.
Outro óleo também da Wella que veio revolucionar o mercado dos óleos e o Oil reflection, já com a proposta de proteção pre químico, para  ser usado antes das colorações e clareamentos, enriquecido com óleo de abacate, macadâmia e Vitamina E ( anti-oxidante).
Não deixe de fazer o tratamento  VITA PROTECTE E, uma proteção a mais para seus cabelos antes dos tratamentos químicos.
Realmente dois produtos de tirar o chapéu,quando pensávamos que não haveria mais nenhuma novidade nesse mercado, chega a Wella com duas inovações, um óleo que protege a queratina dos cabelos e outro  para ser usado com processo químicos, comentários a parte:
" A Briga é feia, mas quem sai ganhado somos nos os consumidores"


Meu nome e Wagner Santos
Minha meta e levar conhecimento para seu crescimento

Um beijo no coração.