O BLOG PROFISSIONAL FEITO PARA PROFISSIONAIS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Micro organismos que causan doenças na pele

                     Seborreia.

>>> demodex dentro do folículo piloso

Uma disfunção das glândulas sebácea, pode causar uma doença muito comum chamada seborreia, causada pela hiperatividade da mesma, a glândula sebácea fica inchada produzindo mais sebo, provocando uma cama espessa de óleo no couro cabeludo. isso pode desregular o PH, fazendo com que a nossa flora bacteriana se prolifere assim também causando a pitiríase( caspa), e uma nova doença pode se instalar, a pitiríase seborreica.
Nesse caso um hibrido( fungo e bacteria),entra em ação, o Pitirosporum ovale, que se alimenta da celulas mortas aumentando o processo de renovação celular( Mitose).
O excesso de oleosidade pode também atrai um acaro chamado dêmodex.
Dêmodex folliculorum e dêmodex brevis são normalmente encontrados em humanos. É extremamente raro um ser humano ser infectado com diferentes espécies de ácaros, como Dêmodex canis, embora alguns casos tenham ocorrido.
Dêmodex folliculorum foi primeiramente descrito em 1842 por Simon. Demodex brevis, foi identificado e separado em 1963 por Akbulatova.
Demodex folliculorum é encontrado nos folículos pilosos, enquanto Demodex brevis vive nas glândulas sebáceas ligado a folículos pilosos. Ambas as espécies são encontradas principalmente no rosto, próximo ao nariz, o cílio e as sobrancelhas, mas também podem ocorrer em outras partes do corpo.
Os ácaros adultos tem entre 0,3 e 0,4 milímetros de comprimento, com o Demodex brevis um pouco menor do que o Demodex folliculorum.[1]
Eles têm um corpo alongado semitransparente, que consiste em dois segmentos fundidos. Oito pernas curtas e segmentadas estão ligadas ao primeiro segmento do corpo. O corpo é coberto de escamas para agarrar-se ao folículo piloso. Se alimentam de células da pele, hormônios e gordura (sebo) que se acumulam nos folículos pilosos.
O sistema digestivo do ácaro é muito eficiente e resulta em quantidade insignificante de resíduos, tão pequena que não há orifício excretor. Os ácaros podem deixar os folículos pilosos e caminhar lentamente sobre a pele a uma velocidade de cerca de 8 a 16 cm por hora, especialmente à noite − eles tentam evitar a luz.
As fêmeas do demodex folliculorum são um pouco menores e mais arredondadas que os machos. Ambos os ácaros Demodex masculino e feminino têm uma abertura genital, e a fecundação é interna.[2] O acasalamento ocorre na abertura do folículo, e os ovos são colocados no interior dos folículos pilosos ou das glândulas sebáceas. As larvas tem seis pernas e chocam após 3 ou 4 dias, cerca de sete dias depois as larvas se transformarão em adultos. A vida útil total de um ácaro demodex é de várias semanas. Os ácaros mortos se decompõem dentro dos folículos pilosos ou glândulas sebáceas.

Meu nome e Wagner Santos
 e minha meta e seu Crescimento.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Demodex

Definição de Proteina

Proteínas são muito mais complexas em estrutura que carboidratos ou lipídios e estão envolvidas em numerosas atividades fisiológicas. As proteínas são grandemente responsáveis pela estrutura das células do corpo. Aalgumas proteínas, na forma de enzimas, funcionam como catalisadores para acelerar certas reações químicas. Outras proteínas assumem um papel importante na contração muscular. Os anticorpos são proteínas que defendem o corpo contra micróbios invasores. Alguns tipos de hormônios são proteínas.
Quimicamente, as proteínas sempre contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e, algumas vezes, enxofre. Os aminoácidos são as estruturas fundamentais das proteínas. Cada aminoácido consiste de um grupo amino (-NH2) básico (alcalino), um grupo carboxí1lico ( -COOH) ácido e uma cadeia lateral (grupo R) que é diferente para cada um dos 21 diferentes aminoácidos, figura abaixo.
Os aminoácidos e a formação de ligações petídicas. (a) Conforme seu nome, os aminoácidos possuem um grupo amino e um grupo carboxila (ácido).
A cadeia lateral (grupo R) é diferente em cada aminoácido. (b) Quando dois ou mais aminoácidos são unidos quimicamente, a ligação covalente resultante entre eles é chamada de ligação petídica. No diagrama a cima, os aminoácidos glicina e alanina unem-se para formar o dipeptídeo glicilalanina.
Os aminoácidos são as estruturas fundamentais das proteínas
Na formação das proteínas, os aminoácidos combinam-se para formar moléculas mais complexas; as ligações covalentes formadas entre aminoácidos são chamadas de ligações petídicas (Figura acima (b)).
Quando dois aminoácidos combinam-se, forma-se um dipeptídeo (Figura 2 acima (b)).
Adicionando-se outro aminoácido a um dipeptídeo, produz-se um tripetídeo. Outras adições de aminoácidos resultam na formação de peptídeos (4-10 aminoácidos) ou polipeptídeos (10-2.000 ou mais aminoácidos). Todos têm a mesma composição básica, mas cada um também tem átomos adicionais arranjados de maneira específica. Já que cada variação no número ou na seqiiência de aminoácidos produz uma proteína diferente, uma grande variedade de proteínas é possível. A situação é semelhante à utilização de um alfabeto de 20 letras para formar palavras. Cada letra seria equivalente a um aminoácido, e cada palavra seria uma proteína diferente.
Se uma proteína encontra um ambiente hostil, no qual a temperatura, o pH ou a concentração de eletrólitos esteja alterado, ela pode desenrolar-se e perder sua forma característica. Este processo chama-se desnaturação. As proteínas desnaturadas não são funcionais. Um exemplo comum de desnaturação é visto na fritura de um ovo. No ovo cru, a proteína (albumina) é solúvel e a clara é um fluido transparente e viscoso. Quando é aplicado calor ao ovo, a proteína altera sua forma, toma-se insolúvel e adquire uma cor branca.
Os cabelos, unhas, pele humanas, bem como chifres, penas de animais são formados pela proteína queratina composto por 19 aminoácidos  formando uma cadeia polipepitidica, dando origem a uma menor fibra chamada de Alfa Hélice, 2 a 3 alfa hélice formam um protofibrila, 5 proto formam uma micro e 5 micro formam uma macrofibrila, chamadas também de celulas corticais, 200 celulas corticais formam então o córtex, e é justamente essa forma helicoidal que diferencia a fibra capilar de outras fibras.

Meu nome e Wagner Santos
 e minha meta e seu crescimento

                       Um beijo no coração.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Beleza inteligente.

Nessas ultimas 3 semanas tive a honra e o prazer de estar ao lado da brilhante doutora e engenheira química Sonia Corazza, que ministrou um curso com o titulo " Descobrindo o Mundo das substâncias" para os participantes do Expert Team da Wella Professionals Brasil , e que estará aqui hoje no tricosmetologia capilar nos dando uma pequena entrevista sobre a importância dos cosméticos na pele e no cabelo, alem de responder algumas duvidas que vocês verão no texto abaixo.



SEI QUE O COBRE E UM TRAÇO ESSENCIAL ENCONTRADO NO CABELO, O QUE GOSTARIAMOS DE SABER O QUE O COBRE FAZ NO CABELO?

O Cobre em excesso é nocivo para o organismo, trabalhos científicos(Alteration of the zinc and copper concentration of hair), como o que vc pode ler o resumo no link abaixo, mostram que procedimentos químicos, como alisamento e descoloração, aumentam muito os níveis de cobre no organismo:http://ajcn.nutrition.org/content/31/3/470.short
Claro que as tinturas tb aumentam os níveis de cobre, mas não tanto quanto os processos acima. O cobre presente no cabelo é um indicador de qual a concentração de cobre presente no fígado, e aqui ele  participa no controle do plasma colesteror( veja esse resumo de trabalho:

Vários estudos pesquisaram o conteúdo de cobre no cabelo, em diversos públicos, diversas regiões do mundo, veja esse publicado na  Society of Cosmetic Scientists and the Société Française de Cosmétologie, conduzido pela Procter & Gamble Service GmbH, Berliner Allee 65, D-64274, Darmstadt, Germany.:


Metals in female scalp hair globally and itsimpact on perceived hair health.
Globally, billions of individuals wash their hair in water, which acts as an exogenous metal source. Many studies which measure the metal levels found on human hair specifically aim to remove exogenous materials prior to analysis. Although this is needed when using hair analysis to probe the impact of the local environment on endogenous metal levels, it is not relevant for understanding exactly what is on hair as a result of contact with its daily environment. Understanding these levels are important, as the presence of redox active metals, such as copper and iron, can impact fibre health, either as a result of UV irradiation, or during the hair colouring process. A global hair sampling study of over 300 individuals from nine countries has been performed, and the combined endogenous and exogenous metals analysed. The levels measured vary widely, even within the narrow geography of each hair sampling location. The levels of calcium, magnesium, copper and iron were not correlated, and within each location, there are expected to be individuals with high metal levels. Levels increased from hair root to tip for calcium, magnesium and copper, attributed to hair contact with the environment showing the impact of exogenous metals in the overall levels on hair. Levels of redox metals were comparable between individuals who coloured or did not colour their hair, although water hardness ions were statistically significantly higher for hair colouring individuals. Individuals who perceived their hair health as poor had higher metal levels on their hair. Controlling metals on hair, either by preventing their binding during environmental contact, or through controlling their ability to cause hair damage, should lead to improved consumer perceived hair health.
Mas o cobre é importante para a cor do cabelo, veja o resumo deste trabalho :
Tryptophan, copper and zinc in hair of healthy
subjects. Correlation with differences in hair

pigmentation.
Dipartimento di Scienze Farmaceutiche, Centro di Studio sulla Chimica del Farmaco e dei Prodotti Biologicamente Attivi del CNR, Padova.

Isso significa que é preciso controlar a concentração de cobre já presente no fio, afim de garantir o desenvolvimento da coloração desejada
Lembre-se que nas clorações permanentes, a cor é desenvolvida por reações complexas entre os precursores e os oxidantes. Os Precursores podem ser divididos em Intermediários primários e Intermediários  secundários/ acoplantes. Entre os primários encontram-se os Orto e para aminofenóis e as Fenillenodiaminas, que na presença de H2O2  formam as Quinona aminas.Enquanto as reações de formação do corante acontecem, uma fração significativa dos precursores se difundem rapidamente dentro do fio, juntamente com o H2O2 formando o tom do cabelo. O processo acontece em pH alcalino, que favorece o clareamento da melanina natural.
Então, dessa forma controlar o teor de cobre no cabelo é vital, para que se obtenha o que se quer. Cobre demais significa cabelo esverdeado, cobre de menos, significa cabelo pálido demais.
Veja que na fórmula do Illumina Color está lá presente, firme e forte, o Dissodium Edta, para quelar íons cobre em excesso, entre outros metais não desejados. Mas nessa inovação tb encontramos o Ethylenediamine disuccinate, um novo agente sequestrante, totalmente biodegradável. O cobre precisa estar lá para catalizar reações fundamentais, mas deve estar na dosagem perfeita!
             EDDS( ETILENO DE AMINA DICSUCINATO) TEMOS EM SUA FORMULAÇÃO, PODE NOS DIZER O QUE ELE FAZ.
Expliquei acima, é um quelante de íons metálicos, entre eles o cobre, de biodegradabilidade instantânea. 
3.       QUAL OUTRAS SUBSTANCIAS QUE REVELAM MOLÉCULAS DE COR( PIGMENTOS), E PORQUE DENTRE ELAS A AMÔNIA E MELHOR?
 Nas colorações permanentes, precisamos de agentes oxidantes e alcalinizantes.
Fiz uma tabela abaixo para vc entender melhor:

Oxidante
Alcalinizante
Função
- Abre a cutícula para melhor penetração da cor.
- Trabalha sinergicamente com o alcalinizante, no caso, a amônia, para remover resíduos de coloração/melanina, permitindo uma cor mais brilhante e pura.
- Aumenta o pH
- A ajuda a abrir mais a cutícula capilar para permitir que as moléculas de cor desenvolvidas penetrem mais profundamente no fio.

Ingredientes

Peróxido de Hidrogênio

Amônia, MEA
A Amonia é considerada o melhor alcalinizante médio por ser:
Mais eficiente para colorações permanentes
Necessita de uma quantidade menor para se atingir suavemente resultados de alta qualidade
Dá resultados de cor intensos e duradouros

Já a  Monoetanolamina  é perfeita para tonalizantes pois:
Não precisa penetrar completamente no interior do fio
Não necessita de clareamento significativo
O resultado é menos duradouro
 Participa ativamente no clareamento dos cabelos

4.                 E QUAL A LINGUAGEM CORRETA PARA PIGMENTOS ARTIFICIAIS, MOLECULA DE COR OU PIGMENTOS?
Pigmentos e corantes são substâncias que quando aplicadas a um material lhe conferem cor. A principal diferença entre pigmentos e corantes é que, quando aplicados, os pigmentos são insolúveis e os corantes são solúveis. Outro diferencial entre os dois produtos diz respeito à cobertura: quando se usa o pigmento numa tinta ele promove simultaneamente a cobertura, a opacidade, o tingimento e a cor; o corante só promove o tingimento, sem proporcionar cobertura. Desta forma, o corante mantém a transparência do objeto tingido; já o pigmento dá cor e tira a transparência.

No caso de tinturas permanentes, existem acoplantes( que são os intermediários secundários, que expliquei acima) especiais para possibilitar a formação de micro-partículas nanosféricas, são eles:

Resorcinol + 2-metil resorcinol
2-metil-5-hidróxietilaminofenol
1-hidróxietil 4,5 dimino pirazol sulfato
2-amino-6-cloro-4-nitrofenol
M-aminofenol

A vantagem deles é que:

         Penetram mais internamente no fio sem necessidade de solventes agressivos para abrir as escamas da cutícula

         Permitem a policromia! Cromo-bio mimetismo do cabelo natural

         Apresentam maior durabilidade da cor

Acho que o ideal é você usar “ Moléculas de cor”





sábado, 2 de março de 2013

Cosmetologia Capilar a saúde dos cabelos e da pele através dos cosméticos

Como já mencionado em outras publicações, os cabelos  necessitam de reposição de proteínas, minerais e a pele também de elastina e colágeno.
 Para cada tipo de diagnóstico existe um tratamento especifico.
Ex: cabelos alisados, relaxados perdem alem de proteínas e umidade natural, também perdem lipídios, gordura que encontramos entre os feixes de fibra que formam o córtex,  também ajuda manter e elasticidade do fio evitando o rompimento( quebra).
cabelos que foram processados com esse tipo de cosmético devem usar tanto quanto no tratamento, como na manutenção produtos que tenha em sua formulação uma quantidade maior de lipídios,glicerídeos, ceras, esteróides e carotenóides muitas vezes  representados pelo silicones ,ou  pelos óleos minerais e outras substâncias denominadas emolientes.
Cabelos coloridos necessitam de umidade evitando a desitratação do fio, assim mantendo as cutículas fechadas fazendo com que o cabelo não perca as moléculas de cor( pigmentos) depositados. É claro que cuidados especiais também fazem parte de uma bula qualitativa para cosméticos que tem a função de cuidar de cabelos coloridos. Ex: mica( aumenta o brilho), as benzofenonas que possui nomes comerciais de Avobenzona, neo Heliopan(protegem o fio sobre as irradiações UVB, com absorção relativamente baixa em UVA),

E por fim a alopecia androgenética(hereditária), também conhecida como calvice, mais comum e homens.
 Ela inicia geralmente com o afinamento, encurtamento, rarefação e despigmentação gradativa dos cabelos nas regiões fronto-temporais da cabeça, aumentando com o tempo e evoluindo para a atrofia e morte dos folículos capilares, mas preservando sempre as áreas laterais e posteriores já que são imunes à ação do DHT, hoje em dia também muito presente nas mulheres, a diferença e que as mulheres não chegam a ficar totalmente calva, como mostra as figuras ao lado.
Nesses casos os cosméticos servem de paliativos, e dependendo do diagnóstico deve ser acompanhado por dermatologistas tricólogos.
Ainda não a cura para a Calvice( alopecia androgenetica), porem diagnosticado com atencedencia, e possível retardar.
Algumas substância ajudam com que os cosméticos indicados para esse diagnóstico auxilieem na queda ou como prevençãoo.
EX:  cafeina, arnica e o mentol( vasos dilatadores que ajudem na irrigação saguinea), A Biotina Funciona no metabolismo das proteínas.
E como cuidados especiais pode encontrar acido láurico, um  fortalecedor que ajuda no aporte de proteínas na papila dérmica evitando o afinamento dos fios.

                                                               meu nome é Wagner Santos
                                                              e Minha Meta e seu crescimento.

                                                                                              Um beijo no coração.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Composição Química do Cabelo

O cabelo contém, basicamente, os elementos carbono, hidrogênio,oxigênio,nitrogênio e enxofre, que chamamos de C.H.O.N.S( tipico da queratina capilar), outro elementos formam menos que 0,1% da massa do cabelo.
Esses elementos unem-se dando lugar a moléculas de aminoácidos que, por sua vez, agrupados em forma especial e em numero determinados, formam a proteína.
" Portanto o que difere um proteína da outra e a quantidade de aminoácidos e como eles se ligam"
 Assim pode-se dizer que o cabelo compõe -se fundamentalmente de moléculas de proteínas, dentre as quais mais importantes são denominadas queratina.
É importante saber, porém, que não é só no cabelo humano que encontramos queratina. Ela também e encontrada nas unhas, chifres de animais, na pele, nas unhas e nos caules de plantas, chamado de queratina vegetal.
As fibras do cabelo humano( e também dos pelos dos animais)são conectadas entre si através do aminoácido Cistina( rico em enxofre), que faz com que o fio não se dissolva na água.
O fio de cabelo é dividido em três partes distintas:

Parte interna: localizada na derme, segunda camada de pele, é onde ocorre a nutrição,  e o crescimento do fio.
Parte externa( não visível) : é onde ocorre a formação, e no extrato basal ou germinativo que encontramos a célula mãe do cabelo chamada de tricócitos( algumas literaturas chamam também de queratinócitos) e as mesmas de multiplicam no bulbo capilar em um processo de mitose formando o fio, que emerge de uma invaginação de derme, que chamamos de folículo pilo sebáceo.
 Parte externa ( Visível)do Fio: chamada de haste capilar
 Existem em médio cinco milhões de folículos pilo sebáceos distribuído ao redor do corpo.
O folículo pilo sebáceo e formando basicamente por:
Papila dérmica, bulbo, glândula sebácea, músculo eretor do pelo e vasos capilares.
E o cabelo e composto por: cutícula( capa exterior escamada), córtex(80% da massa capilar) e medula( parte central, encontrada em qualquer tipo de cabelo, do mais grosso ao mais fino).
Para evitarmos danos em toda essa estrutura que mantem o cabelo saudável, com brilho e balanco, recomendo que se façam um tratamento de reposição, todas as vezes que seu cabelo passar por um processo químico  e depois a cada 15 dias e em cabelos normais 1 vez por mês.
 Devemos levar em conta que antes de fazer um tratamento de reposição, seja feito um diagnóstico preciso afim de descobrir que tipo de proteína e necessária assim evitando acúmulos e o efeito rebote.


Meu nome e Wagner Santos
e   minha meta e seu crescimento
                                                                   
                                                                                Um beijo no coração.